Huawei P10 Plus – Review / Análise – A magia da Leica

Como é que se constrói um excelente smartphone? O que significa uma câmara Leica com lentes Summilux? Vem descobrir o Huawei P10 Plus!

Huawei P10 Plus Leica
Huawei P10 Plus com câmara desenvolvida em parceria com a Leica

A Huawei apresentou os seus topos de gama -flagships– em Barcelona no Mobile World Congress. A família P10 é composta por dois equipamentos – de 5.1″ e 5.5″ polegadas de ecrã. Agora, depois de testar o Huawei P10, um equipamento sólido em todas as frentes com melhorias notórias face ao Huawei P9, está na altura de publicar a nossa análise bem temperada por mais de um mês de utilização do Huawei P10 Plus e a sua câmara que orgulhosamente nos mostra a marca Leica.

A nova geração da Huawei está mais elegante, poderosa e a sua câmara fotográfica desenvolvida em parceria com a Leica continua a deslumbrar.

Vê ainda: Honor 9 – Primeiras Impressões e todas as novidades!

   

Depois de ter utilizado o Huawei P10 Plus durante mais de um mês está na altura de responder às vossas questões. Como é que se constrói um excelente smartphone? Quais são os pontos e aspectos que os consumidores mais valorizam? Como é que uma marca pode diferenciar os seus smartphones dos demais? Bastarão algumas alterações cosméticas e novas cores para conquistar o mercado?

O Huawei P10 Plus já se encontra em todas as lojas e não será exagero dizer que tem conquistado os portugueses, brasileiros e todos os que, de uma forma ou outra, tiveram oportunidade de conhecer tudo o que este Huawei P10 Plus tem para oferecer.

Análise ao Huawei P10

Huawei P10 Plus Leica
O Huawei P10 Plus foi o meu smartphone durante mais de um mês

Depois de alguma controvérsia em torno do revestimento oleofóbico do Huawei P10 ou mesmo dos diferentes módulos de memória utilizados, a Huawei rapidamente esclareceu os media e nem mesmo estes pequenos detalhes parecem importar ao grande público. O smartphone continua a ser um dos melhores segredos de 2017.

Verdade seja dita, não me agrada particularmente a película no seu ecrã e é reprovável o uso de módulos LPDDR4 RAM e armazenamento UFS em alguns lotes e os módulos mais lentos de LPDDR3 RAM módulos de armazenamento eMMC 5.1 noutros lotes.

Lições que a marca certamente não esquecerá. Pormenores à parte, não tive qualquer razão de queixa no quesito da performance e desempenho com este Huawei P10 Plus, tal como seria de esperar num topo de gama em 2017.

Design e Qualidade de Construção

Em primeiro lugar, na caixa encontrarás os seguintes itens:

  • Huawei P10 Plus
  • Carregador rápido SuperCharge da Huawei
  • Cabo USB Type-C para USB-A
  • Earphones
  • Capa transparente
  • Pino de extracção SIM
  • Guia de iniciação rápida

De uma forma quiçá demasiado simples, a nível de design rapidamente reconhecemos os traços do Huawei P10, numa escala maior. Apesar das semelhanças nos traços gerais o Huawei P10 Plus é um equipamento bastante elegante.

Tem apenas 6.98mm de espessura e é fácil utiliza-lo com uma só mão, algo raro no segmento dos phablets. Cumpre ainda realçar a experiência de som stereo proporcionada pelo seu altifalante principal e pelo auscultador que entra em acção nos conteúdos multi-media com ecrã cheio.

Possui uns cantos arredondados, tal como o seu irmão mais pequeno e a sua construção inteiramente metálica é apenas interrompida pelo painel de vidro que serve de palco às suas câmaras principais, respectivos sensores e flash. A sua parte frontal é revestida pelo vidro Corning Gorilla Glass 5 e já traz uma película de plástico TPU pré-aplicada. A marca equipou bem este smartphone com vários extras na sua caixa.

Construção sólida e elegante em metal

A sua construção agradou-me particularmente. O frio do metal, suave em todas as suas arestas e ângulos acrescentam ao smartphone um verdadeiro toque de requinte e é quase impensável colocar-lhe uma capa. Só mesmo a capa transparente que já vem incluída na caixa do P10 Plus. Até mesmo os botões possuem um click metálico extremamente satisfatório. Além disso estão na posição perfeita.

As antenas estão bem disfarçadas na sua traseira e não destoam do aspecto bastante clean de todo o smartphone. Na sua parte frontal temos ainda um sensor biométrico ou leitor de impressões digitais incrivelmente rápido e que também pode funcionar como botão de navegação caso assim o desejes. Para ser perfeito falta apenas a certificação IP68 (resistência à água e ao pó – apesar de ter alguma resistência a salpicos).

Em suma, se inicialmente o considerava o seu design demasiado parecido com outros nomes importantes desta indústria, depois de o conhecer melhor vemos que a Huawei teve a coragem e a mestria de manter e aprimorar um design que tem vindo a implementar desde o Huawei P9 e não só.

Performance do Huawei P10 Plus

Huawei P10 Plus Leica
A experiência de unboxing no  P10 e P10 Plus é louvável

Escusado será dizer que este topos de gama corre todo o tipo de aplicações e tarefas com a maior fluidez e rapidez. Equipado com o processador Kirin 960, 4 ou 6GB de memória RAM e 64 ou 128GB de armazenamento interno expansível tens aqui muito poder de processamento.

Passemos à sua UI (interface). A EMUI baseada no Android Nougat é bem fluída mas carecida de alguma atenção estética. Temos aqui alguma dualidade de cores, entre menos Brancos e menus Pretos que causam opiniões mistas. Tem recebido várias atualizações, o que é bom, possui várias ferramentas úteis como poderás ver no vídeo. Não possui gaveta de aplicações mas poderás ativar esta opção nas definições.

No geral, é uma boa UI, ainda que precise de mais trabalho para uniformizar os componentes visuais. Prima pela personalização, desde os temas, botão flutuante, barra de notificações bastante repleta de funções – quiçá até em demasia.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.5 IPS NEO LCD
  • Resolução Quad-HD 1440 x 2560 com 540ppi
  • Processador Kirin 960 octa-core a 2.4Ghz
  • 4 -6 GB de memória RAM
  • 64 – 128GB de armazenamento interno expansível via microSD
  • Bateria de 3750mAh
  • Android 7.0 Nougat (Emotion UI 5.1)
  • Câmaras de 12MP+20MP e 8MP
  • Lentes Leica de 2ª geração

Ecrã / Tela do Huawei P10 Plus

Huawei P10 Plus Leica
Uma grande tela para grandes experiências

A experiência de visualização no P10 Plus é muito boa. Esta é a uma boa tela ou ecrã que e podes definir a sua resolução para Full-HD 1080p ou mesmo para Quad-HD (1440 x 2960p) com efeito 2.5D (as arestas do vidro curvam-se ligeiramente ao encontrar o metal). Apesar das margens, ocupa a maioria do painel frontal e os conteúdos são apresentados com brilho, definição e grande qualidade. Em pleno 2017 quando já encontramos várias tela com cantos arredondados ou margens curvas o P10 Plus parece estar em desvantagem com a sua abordagem mais conservadora. Contudo, é uma tela com bom tamanho e da qual rapidamente passas a gostar.

O seu ecrã apresenta boa resolução com os conteúdos repletos de detalhe. Contudo, senti que o equilíbrio e temperatura de cores não estava perfeito. Felizmente podes adaptar este quesito ao teu gosto nas Definições de Visualização. Aqui sim, senti que a Huawei ainda pode melhorar. Em futuras gerações de equipamentos espero ver uma tela com cores mais acertadas e quem sabe, até margens curvas como dita a última moda.

Câmaras: Fotografia e Vídeo no Huawei P10 Plus – Leica

Huawei P10 Plus Leica
Uma câmara fenomenal graças também à Leica

A câmara fotográfica principal do Huawei P10 Plus tem 12 MP (RGB) e 20MP (P&B) com flash dual-LED. Conta ainda com uma câmara de 8MP para as tuas selfies com abertura f/1.9. Temos ainda, para a câmara principal traseira, lentes Leica Summilux a estabilização ótica da imagem (OIS), abertura focal de f/1.8. Os resultados? Bom, vê por ti!

Esta segunda geração de câmara dupla e lentes em parceria com a Leica está ainda melhor. O Huawei P10 Plus merece o título de melhor câmara ou melhor experiência de fotografia num smartphone. Graças aos diversos modos de que poderás usufruir na UI da sua câmara. Vários modos de captura e diversas variáveis que ficarão sob o teu controlo. Nunca pensei dizer isto, mas ainda bem que por deixei a minha DSLR em casa e levei “apenas” este Huawei!

Vê aqui todas as fotos e vídeos capturados com o Huawei P10 Plus em alta-definição

Exemplo de imagem do Huawei P10 Plus
Exemplo de imagem do Huawei P10 Plus com lentes Leica de 2ª geração

A qualidade das fotografias é exemplar. Seja em cor, equilíbrio de brancos, detalhe, contraste e exposição. É a câmara ideal para quem controlar o momento, definir o que quer ver e capturar. É a câmara ideal para canalizar e registar emoções. É um sonho de smartphone para qualquer entusiasta de fotografia. Óptimo. Excelente. Perfeito.

As câmaras fotográficas desenvolvidas em parceria com a Leica são um grande trunfo!

Podes ajustar várias definições Manuais mas, regra geral, o Modo Automático será o mais utilizado, e com excelentes resultados. Mesmo em fotografia noturna graças ao OIS e à abertura focal de f/1.8. Para mim, o sensor a Preto e Branco é o maior trunfo deste Huawei P10 Plus. É a melhor abordagem ao conceito de câmara dupla. Pelo menos para mim…

A Huawei tem todos os motivos para estar orgulhosa dos seus topos de gama e a sua iniciativa Portugal sem Tripé é apenas um reflexo do enorme potencial fotográfico destes equipamentos.

Autonomia de Bateria do Huawei P10 Plus

Equipado com uma bateria de 3750mAh o Huawei P10 Plus possui ainda carregamento rápido e é bem expedito a encher a sua bateria. A nível de autonomia aguenta um bom dia de utilização, chegando ao fim do mesmo com 20 a 30% de energia restante. Não é particularmente deslumbrante neste ponto mas não desilude, muito pelo contrário.

Conclusão – O Huawei P10 Plus é um “sonho de Fotografia”

Huawei P10 Plus Leica
A marca aprende e cresce a olhos vistos e a parceria com a Leica faz-se notar

Este foi um dos smartphones que mais me surpreendeu a longo prazo. Quanto mais o utilizava mais passei a gostar dele. A sua câmara dispensa mais elogios. A sua autonomia está a par de qualquer topo de gama. A possibilidade de expansão de memória é um grande bónus. O jack de 3.5mm está cá. O altifalante é ótimo. Faltou a certificação IP68 e alguns utilizadores podem querer um equipamento Dual-SIM. Tirando esses pequenos pormenores a Huawei está de parabéns!

Agradecemos à Huawei Portugal pela cedência do equipamento para teste.

Outras reviews a não perder:

Xiaomi Mi 6 Review | O smartphone que não deves deixar passar

Bq Aquaris X Review | O perfeito “Google Pixel Lite”

Análise / Review: Samsung Galaxy S8 | Galaxy S8+

Pontuação 4gnews
Design
8.5
Qualidade de Construção
8.5
Performance / Desempenho
9
Ecrã / Tela
7.5
Interface / UI
8
Câmara
9.5
Autonomia
8.5
Qualidade / Preço
8.5

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).