Bq Aquaris X Review | O perfeito "Google Pixel Lite"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

O Bq Aquaris X e Aquaris X Pro foram anunciados pela marca espanhola este ano e os novos terminais são bem mais interessantes do que pareciam na altura utilizador Google Pixel. Depois de uns bons anos com um iPhone no bolso, a Google finalmente fez um trabalho que gostei. Embora muito fã de hardware, tenho-me visto a escolher smartphones pelo seu software. O iPhone, tal como o Google Pixel, simplesmente funcionam.

Sabe mais sobre preços e envios aqui na página oficial da Bq

Quero com isto dizer que os smartphones das grandes empresas como Samsung, LG ou empresas mais baixas como Wiko ou Alcatel, personalizam de tal maneira o Android que acabam por estragar a experiência que o utilizador deve ter. Desde várias aplicações para o mesmo propósito instaladas de origem, até aos sons estranhos que tanto insistem em introduzir num terminal.

Bq Aquaris X: Simples e sem tretas. Simplesmente funciona

Por isso gosto de um iPhone, por isso adoro o meu Google Pixel e por isso mesmo me apaixonei por este pequeno Bq Aquaris X. São simples, sem tretas e simplesmente funcionam!

Se as marcas querem fazer diferença, nada melhor do que trabalhar no seu hardware. Tens o exemplo do Essential Phone, criado pelo "pai" do Android, um smartphone revolucionário no exterior mas que nos dá uma experiência crua de Android.

O Bq Aquaris X é isso mesmo. Uma experiência crua de Android. Transitar do Google Pixel para o Bq Aquaris X foi tão natural que me atrevo a dizer que este é o verdadeiro Google Pixel Lite.

Se a Google lançasse um dispositivo como este com um logo "Google" nas costas pelo mesmo preço, o mundo delirava!

Design e Qualidade de Construção

O smartphone não nos mostra uma qualidade de construção fenomenal. O dispositivo é bem construído com uma junção de plástico e metal o que o faz agradável nas mãos. É uma pena, na minha opinião, não terem revestido o terminal com metal, tal Aquaris X Pro com construção em vidro.

O design do smartphone não é impressionante também. O Aquaris X é um retângulo com extremidades pequenas e agradável de utilização com uma mão. Gosto particularmente dos botões capacitivos onde vemos de uma forma agradável pequenos pontos que desenham o logótipo da Bq.

Os botões on/off e seletor de volume são de plástico mas dão-nos um bom clique e são agradáveis ao toque.

Performance e User Interface (UI)

É aqui que o smartphone espanhol surpreende pela positiva. O Bq Aquaris X dá-nos uma utilização agradável, seja para utilizadores hard-core ou não. O dispositivo chegou-me às mãos com alguns bugs no software, bugs estes que foram resolvidos uns dias depois com atualização OTA. O smartphone comportou-se como um verdadeiro senhor, nunca me crashou, nunca abrandou e sempre fez da minha utilização a melhor que já tive num equipamento de gama-média.

O User Interface é limpo e sem tretas! A Bq continua com uma ideologia, na minha opinião, correta ao nos oferecer um smartphone limpo de bloatware e apps que ninguém deseja. A sua parecença com stock Android é evidente em todos os cantos do dispositivo.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.2" polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 1920 x 1080p
  • Processador Qualcomm Snapdragon 626
  • 3GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno
  • Expansível via microSD
  • Bateria de 3100 mAh
  • Android 7.1.1 Nougat
  • Câmara traseira de 16MP
  • Câmara frontal de 8MP

Ecrã

O ecrã de 5.2" polegadas FHD é de boa qualidade e com um bom capacitivo. As cores contam com um contraste agradável muito devido à tecnologia Quantum Color + e não há muito por onde reclamar. Porém, embora seja um ecrã de qualidade, é aqui que vemos que este smartphone não pode ser comparado a um gama-alta. Em raras ocasiões vi-me com alguns problemas para visualizar o conteúdo de forma natural quando o smartphone estava a incidir de forma direta com o sol. Mesmo assim, dou uma nota positiva à tela do terminal.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

É na câmara fotográfica que os smartphones de gama-média mais sofrem e o caso não é diferente para o Bq Aquaris X. O smartphone conta com uma câmara principal de 16MP com abertura f2.0 da Sony e uma câmara frontal de 8MP com sensor Samsung.

O dispositivo tira maravilhosas fotografias quando capturadas com a luz do dia e no modo HDR+, porém, quando a noite cai é complicado tirar uma fotografia sem ruído, mesmo que a luz artificial seja alguma.

Vê todos os exemplos de fotografia aqui sem qualquer alteração

A câmara frontal reage exactamente da mesma forma. O flash frontal ajuda a diminuir o ruído mas não faz milagres. Se comprares este smartphone tenho a certeza que ficarás contente com as fotos tiradas à luz do dia, mas sei que olharás de lado para os retratos noturnos.

Autonomia

Finalmente a Bq introduziu uma entrada USB Type-C nos seus equipamentos! Isto significa que o carregamento é rápido, não precisas de andar às voltas com a entrada para introduzires da forma correcta e que a Bq aceitou que este é o futuro.

Sabe mais sobre preços e envios aqui na página oficial da Bq

A bateria de 3100 mAh aguenta-se perfeitamente para um dia de utilização desde que não exageres nos teus jogos. Com uma utilização moderada, consegui fazer um dia e meio sem problemas e aqui temos de voltar a valorizar o stock Android e o Android 7.1.1 Nougat instalado de origem.

Extras

Mas o smartphone não se fica por aqui! O Bq Aquaris X conta com um leitor de impressões digitais muito assertivo na parte traseira do dispositivo. É realmente uma pena que não consigas utilizar as funcionalidades de deslizar, como no Google Pixel, para baixar a barra de notificações, contudo, o leitor é rápido e eficaz.

Algo que a Bq deveria pensar mais afincadamente nos seus smartphones é na qualidade de som. Embora as chamadas tenham sido perfeitas, tanto de um como do outro, a coluna para reproduzir multimédia fica aquém das expectativas. Era interessante ver áudio estéreo no futuro, acredito que valorizaria ainda mais a qualidade dos seus smartphones.

Conclusão da review do Bq Aquaris X

Em suma, este é um dispositivo que te vais orgulhar de comprar. O seu valor de 289€ é, na minha opinião, um valor justo para o terminal. É verdade que podes sempre optar pelo mercado online oriundo da China e comprar um topo de gama por este preço, todavia, se queres a segurança de 2 anos de garantia e um bom serviço pós-venda, este Bq Aquaris X é a escolha indicada.

O modelo X Pro dá-te-á um design mais arrojado mas com um preço um mais alto, aí terá de depender daquilo que acreditas que será mais vantajoso para ti. De minha parte, este Bq Aquaris X ficará no meu pensamento como o verdadeiro Google Pixel Lite!

Outras reviews a não perder:

Samsung Galaxy S8 vs Galaxy S7 – O que mudou?

Análise / Review: Samsung Galaxy S8 | Galaxy S8+

O Google Home é fantástico mas ainda tem algumas desvantagens (vídeo review)

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.