Bq Aquaris X Review | O perfeito "Google Pixel Lite"

Filipe Alves
Bq Aquaris X

O Bq Aquaris X e Aquaris X Pro foram anunciados pela marca espanhola este ano e os novos terminais são bem mais interessantes do que pareciam na altura utilizador Google Pixel. Depois de uns bons anos com um iPhone no bolso, a Google finalmente fez um trabalho que gostei. Embora muito fã de hardware, tenho-me visto a escolher smartphones pelo seu software. O iPhone, tal como o Google Pixel, simplesmente funcionam.

Quero com isto dizer que os smartphones das grandes empresas como Samsung, LG ou empresas mais baixas como Wiko ou Alcatel, personalizam de tal maneira o Android que acabam por estragar a experiência que o utilizador deve ter. Desde várias aplicações para o mesmo propósito instaladas de origem, até aos sons estranhos que tanto insistem em introduzir num terminal.

Bq Aquaris X: Simples e sem tretas. Simplesmente funciona

Por isso gosto de um iPhone, por isso adoro o meu Google Pixel e por isso mesmo me apaixonei por este pequeno Bq Aquaris X. São simples, sem tretas e simplesmente funcionam!

Se as marcas querem fazer diferença, nada melhor do que trabalhar no seu hardware. Tens o exemplo do Essential Phone, criado pelo "pai" do Android, um smartphone revolucionário no exterior mas que nos dá uma experiência crua de Android.

O Bq Aquaris X é isso mesmo. Uma experiência crua de Android. Transitar do Google Pixel para o Bq Aquaris X foi tão natural que me atrevo a dizer que este é o verdadeiro Google Pixel Lite.

Se a Google lançasse um dispositivo como este com um logo "Google" nas costas pelo mesmo preço, o mundo delirava!

Design e Qualidade de Construção

O smartphone não nos mostra uma qualidade de construção fenomenal. O dispositivo é bem construído com uma junção de plástico e metal o que o faz agradável nas mãos. É uma pena, na minha opinião, não terem revestido o terminal com metal, tal Aquaris X Pro com construção em vidro.

O design do smartphone não é impressionante também. O Aquaris X é um retângulo com extremidades pequenas e agradável de utilização com uma mão. Gosto particularmente dos botões capacitivos onde vemos de uma forma agradável pequenos pontos que desenham o logótipo da Bq.

Os botões on/off e seletor de volume são de plástico mas dão-nos um bom clique e são agradáveis ao toque.

Bq Aquaris X UI

Performance e User Interface (UI)

É aqui que o smartphone espanhol surpreende pela positiva. O Bq Aquaris X dá-nos uma utilização agradável, seja para utilizadores hard-core ou não. O dispositivo chegou-me às mãos com alguns bugs no software, bugs estes que foram resolvidos uns dias depois com atualização OTA. O smartphone comportou-se como um verdadeiro senhor, nunca me crashou, nunca abrandou e sempre fez da minha utilização a melhor que já tive num equipamento de gama-média.

O User Interface é limpo e sem tretas! A Bq continua com uma ideologia, na minha opinião, correta ao nos oferecer um smartphone limpo de bloatware e apps que ninguém deseja. A sua parecença com stock Android é evidente em todos os cantos do dispositivo.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.2" polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 1920 x 1080p
  • Processador Qualcomm Snapdragon 626
  • 3GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno
  • Expansível via microSD
  • Bateria de 3100 mAh
  • Android 7.1.1 Nougat
  • Câmara traseira de 16MP
  • Câmara frontal de 8MP

Ecrã

O ecrã de 5.2" polegadas FHD é de boa qualidade e com um bom capacitivo. As cores contam com um contraste agradável muito devido à tecnologia Quantum Color + e não há muito por onde reclamar. Porém, embora seja um ecrã de qualidade, é aqui que vemos que este smartphone não pode ser comparado a um gama-alta. Em raras ocasiões vi-me com alguns problemas para visualizar o conteúdo de forma natural quando o smartphone estava a incidir de forma direta com o sol. Mesmo assim, dou uma nota positiva à tela do terminal.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

É na câmara fotográfica que os smartphones de gama-média mais sofrem e o caso não é diferente para o Bq Aquaris X. O smartphone conta com uma câmara principal de 16MP com abertura f2.0 da Sony e uma câmara frontal de 8MP com sensor Samsung.

Exemplo de fotografia do Bq Aquaris X

O dispositivo tira maravilhosas fotografias quando capturadas com a luz do dia e no modo HDR+, porém, quando a noite cai é complicado tirar uma fotografia sem ruído, mesmo que a luz artificial seja alguma.

Vê todos os exemplos de fotografia aqui sem qualquer alteração

A câmara frontal reage exactamente da mesma forma. O flash frontal ajuda a diminuir o ruído mas não faz milagres. Se comprares este smartphone tenho a certeza que ficarás contente com as fotos tiradas à luz do dia, mas sei que olharás de lado para os retratos noturnos.

Autonomia

Finalmente a Bq introduziu uma entrada USB Type-C nos seus equipamentos! Isto significa que o carregamento é rápido, não precisas de andar às voltas com a entrada para introduzires da forma correcta e que a Bq aceitou que este é o futuro.

A bateria de 3100 mAh aguenta-se perfeitamente para um dia de utilização desde que não exageres nos teus jogos. Com uma utilização moderada, consegui fazer um dia e meio sem problemas e aqui temos de voltar a valorizar o stock Android e o Android 7.1.1 Nougat instalado de origem.

Extras

Mas o smartphone não se fica por aqui! O Bq Aquaris X conta com um leitor de impressões digitais muito assertivo na parte traseira do dispositivo. É realmente uma pena que não consigas utilizar as funcionalidades de deslizar, como no Google Pixel, para baixar a barra de notificações, contudo, o leitor é rápido e eficaz.

Algo que a Bq deveria pensar mais afincadamente nos seus smartphones é na qualidade de som. Embora as chamadas tenham sido perfeitas, tanto de um como do outro, a coluna para reproduzir multimédia fica aquém das expectativas. Era interessante ver áudio estéreo no futuro, acredito que valorizaria ainda mais a qualidade dos seus smartphones.

Conclusão da review do Bq Aquaris X

Em suma, este é um dispositivo que te vais orgulhar de comprar. O seu valor de 289€ é, na minha opinião, um valor justo para o terminal. É verdade que podes sempre optar pelo mercado online oriundo da China e comprar um topo de gama por este preço, todavia, se queres a segurança de 2 anos de garantia e um bom serviço pós-venda, este Bq Aquaris X é a escolha indicada.

O modelo X Pro dá-te-á um design mais arrojado mas com um preço um mais alto, aí terá de depender daquilo que acreditas que será mais vantajoso para ti. De minha parte, este Bq Aquaris X ficará no meu pensamento como o verdadeiro Google Pixel Lite!

Outras reviews a não perder:

Samsung Galaxy S8 vs Galaxy S7 – O que mudou?

Análise / Review: Samsung Galaxy S8 | Galaxy S8+

O Google Home é fantástico mas ainda tem algumas desvantagens (vídeo review)

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.