Nvidia-1A Nvidia é provavelmente a fabricante de componentes gráficos mais famosa do mercado. Inúmeros computadores têm a sua faceta gaming alimentada pelas placas GeForce e até mesmo consolas como a Playstation 3 e a Xbox 360 utilizam os seus componentes.

Dito isto, a Nvidia aventurou-se no mercado móvel, nomeadamente dos tablets para gaming com o lançamento do seu Nvidia Shield em 2014, agora com o nome de Nvidia Shield K1 devido ao chipset Tegra K1. Ainda este ano a Nvidia falou do novo SoC Tegra X1 e de um tablet que o iria integrar mas até agora não se ouviu nada por parte da fabricante.

Contudo, é possível que estejamos perto de ter novidades pois um protótipo passou pela GFXBench e temos uma lista de especificações disponível:

   

nvidiategrax1111
Pelos vistos a Nvidia vai continuar a batizar o seu tablet de acordo com o chipset. O Nvidia Shield Tablet X1 vai contar com o poder gráfico do Tegra X1, segundo estes resultados. Por alguma razão a GFXBench contou apenas os quatro cores Cortex-A57 mas de acordo com o site da Nvidia será um octa-core com mais quatro Cortex-A53 adicionais.

O GPU vai permitir o dobro da performance em comparação com o Tegra K1 e terá poder de processamento de um teraflop. A nível de especificações do Nvidia Shield X1 podemos esperar o mesmo ecrã de 8 polegadas com resolução de 1920 x 1200 pixéis, juntamente com 3GB de RAM e 32GB de memória interna com as típicas ligações Wi-Fi, Bluetooth e GPS. O sistema operativo de eleição será o mais recente Android 6.0 Marshmallow.

Talvez queiras ver:

😉