O Audi e-Tron 55 quattro é a grande aposta da marca dos anéis para o público em Portugal. Com um preço base de 86 255 € o SUV de grandes dimensões está repleto de tecnologia, tal como a 4gnews teve oportunidade de testar num recente contacto.
Trata-se de um automóvel 100% elétrico de gama superior, sendo o ponto de partida da marca alemã para o novo paradigma da mobilidade elétrica. Tomamos o pulso ao seu temperamento e sob o prisma tecnológico, a experiência foi incrível!
As especificações do Audi e-Tron 55 quattro:
- Potência: 300 kW / equivalente a 408 CV
- Bateria: 95 kWh
- Binário: 664 Nm com transmissão integral
- Autonomia: média de 360 km
- Consumo: 237 Wh/km - 23,7 Kw / 100 km
- Motorização: 2 motores assíncronos com rotores de alumínio
- Aceleração: 0/100 km/h em 5,7 s em boost
- Velocidade máxima: limitada a 200 km/h
- Potência de carregamento: 11 kW em AC / 150 kW em DC
- Regeneração energética: 2 etapas - ajustável nas patilhas do volante
- Peso: 2490 kg
- Bagageira: 660 L
- Preço base em Portugal: a partir de 86 255 €
O SUV de 5 portas da Audi é uma forte aposta da gigante alemã na mobilidade elétrica. Intimidante, para quem até agora não conhecia esta realidade, mas com uma curva de aprendizagem extremamente gratificante desde o primeiro quilómetro.
O silêncio que se estranha e pela ausência de feedback auditivo, as forças G que se sentem bem no interior de quem o conduz. A realidade elétrica é refrescante e revigorante neste setor automóvel, sobretudo quando o produto é luxuoso.
O preço do Audi e-Tron 55 quattro começa nos 86 255 €
O preço base é de 86 255 € em Portugal, correspondendo a um carro repleto de conetividades, sem emissões ou ruídos que não os eletrónicos e provenientes dos mais diversos sensores e sistemas de apoio, ou assistência à condução.
O valor pode ascender até aos 130 mil euros caso se opte por todos os extras - equipamentos opcionais - como o Pacote desportivo S line, ou o Pacote Audi Design Selection, entre outros. O preço do carro testado rondava os 100 mil euros.
As linhas do automóvel mantêm-se fiéis ao ethos da Audi, mas não se coíbem em destacar novos elementos, arrojados, que contribuem para uma imagem mais agressiva da sua parte frontal. Algo que também permeia o seu interior e traseira.
A autonomia do SUV 100% elétrico ronda os 360 km
A autonomia real está em torno dos 360 km e pode depender de vários fatores, sobretudo da condução e respetivo perfil, com as acelerações bruscas a ter um maior impacto nesta métrica.
Para mitigar este ponto, o e-Tron 55 quattro é capaz de regenerar energia ao travar e desacelerar, por exemplo, ao aproximar-se de uma rotunda. Pode fazê-lo em dois graus ou etapas definidas pelo condutor mediante as patilhas atrás do volante.
Vale referir que por norma a travagem é sempre mediada pelo motor, visando assim maximizar a regeneração. No entanto, em situações de emergência ou travagens a fundo, os travões mecânicos (convencionais), entram em ação.
A média de consumo energético, apresentada no cockpit virtual, esteve entre os 25 a 31 kWh/100 km durante a condução dentro da cidade, com alguns trechos de via rápida, sem que a velocidade excedesse os 100 km / hora na maioria do percurso.
O SUV 100% elétrico destaca-se ainda por permitir um carregamento rápido a 150 kW em DC, sendo este um ponto diferencial face às demais ofertas no mercado.
A app para telemóvel que te ajuda a carregar o Audi
Através da aplicação myAudi para Android e para iOS podemos estar informado sobre várias métricas como a autonomia, mensagens de aviso, datas de revisões, ou planear as rotas e percursos para novas viagens.
Podemos ainda fazer a gestão e planeamento do processo de recarga através da app que nos apresenta os pontos de carregamento espalhados pela Europa. Podemos, inclusive, criar perfis para os eventuais condutores do veículo.
A Audi disponibiliza também o serviço e-Tron Charging Service que se divide no perfil City e Transit, cujas tarifas podes encontrar publicadas na página da marca alemã.
A experiência de condução alia o silêncio à emoção!
Sobretudo para quem nunca conduziu um veículo 100% elétrico, o Audi e-Tron 55 quattro surpreende pelo (quase) absoluto silêncio durante a condução. O ruído do motor é substituído por um suave silvo elétrico, sem nada mais a causar distrações.
Durante a condução temos ao nosso dispor vários alertas visuais, como o aviso de ultrapassagem e todo o software de assistência, ou o cruise control dinâmico. É aqui que o e-Tron brilha com os vários sistemas que tornam a condução extremamente simples.
O carro avisa-nos quando nos estamos a aproximar, ou já pisamos, a linha branca da faixa e, em última instância, mesmo se tirarmos as mãos do volante, o veículo encostará à direita, seguindo-se a imobilização da viatura.
Há (muita) tecnologia ao serviço da segurança neste Audi
A condução, não sendo autónoma, é já (muito) assistida pela tecnologia. Seja pelo referido cruise control dinâmico que consegue manter o veículo equidistante do carro da frente, ou pelo reconhecimento dos sinais de trânsito, apresentados no cockpit.
O carro também pode travar ou acelerar para manter uma distância de segurança do carro da frente (ajustável em 3 graus). Ao mesmo tempo, podemos escolher o estilo deste cockpit virtual, sempre com dois modos de visualização para cara.
Se o utilizador preferir pode, inclusive, ter o cockpit preenchido com a vista de navegação para que o mapa fique exatamente à sua frente e ao nível dos olhos.
A suspensão pneumática é o coroar dos perfis de condução
Maximizando o conforto e absorvendo de forma exímia os desníveis da estrada, a suspensão pneumática é ajustável e pode elevar ou descer o carro. Distância esta que varia em relação direta com os perfis de condução do Audi e-Tron 55 quattro.
Os modos de condução vão desde o mais eficiente, o Efficiency, ao Dynamic, Confort, offroad e allroad, ou o Auto. Em cada perfil o carro elétrico vai subir ou descer a suspensão e, desse modo, alterar o centro de gravidade.
Já com o modo Dynamic com a experiência de condução a aproximar-se mais de um desportivo, mas caindo na autonomia. O inverso verifica-se no modo Efficiency, do leque selecionável a partir do menu Audi drive select a partir do centro de "infotainment".
O centro de informação e entretenimento é incrível!
O centro de controlo do Audi e-Tron 55 quattro é o grande ecrã que ocupa uma posição nobre no habitáculo, mais concretamente, na consola central. Aí a experiência de utilização é muito similar à de um tablet com aplicações e diversos menus.
Dito isto, temos uma navegação fluída, uma resposta rápida e acesso a todos os detalhes, personalizações e informações fornecidas pelo SUV 100% elétrico da Audi. Ao tocar (nos ecrãs), temos uma leve vibração que nos dá um bom feedback.
Vale referir que o ecrã inferior é principalmente dedicado aos controlos da climatização do habitáculo, mas pode ser utilizado como superfície com reconhecimento de escrita para o sistema de navegação, ou ser desligado.
Há espaço para todos neste SUV
A bagageira com cerca de 660 litros dá-nos um amplo espaço de carga que pode ser expandido ao rebater os bancos traseiros. Já para os passageiros, o conforto está assegurado pela qualidade dos materiais utilizados e pelo espaço de todo o habitáculo.
Onde estaria habitualmente o motor (à frente), encontramos um kit de carregamento, além dos acessos a toda a parte mecânica. No geral, o aproveitamento do espaço é muito positivo, mesmo sendo um veículo de grandes dimensões.
O Audi e-Tron 55 quattro pode ser visto de mais ângulos a partir da nossa galeria de imagens.
Estacionar é fácil com o auxílio das câmaras e vista 360º
Imediatamente abaixo dos anéis temos uma das quatro câmaras espalhadas pelo veículo elétrico. As demais encontram-se num friso da traseira e em ambos os espelhos, apontando ligeiramente para baixo e com uma lente ultra-grande angular.
Estacionar o SUV torna-se realmente fácil com este equipamento que nos dá vários modos de visualização do carro. Podemos optar por uma vista tridimensional de um modelo virtual do carro, ou pelo feed das câmaras com diversas combinações.
Vale ainda salientar o equipamento de segurança Audi pre sense Front (de série) ao passo que o Rear é opcional. O kit de sensores pode ser adquirido com o pacote City, existindo também o pacote Tour, S line e Audi Design Selection.
Podemos também usufruir do Audi Side Assist, assistente de saída, de marcha-atrás, ou do sistema de radar embutido no carro. Tudo isto para maximizar a segurança, podendo a viatura travar imediatamente ao reconhecer uma potencial colisão.
Concluindo, o Audi e-Tron 55 quattro é uma pérola da tecnologia!
Até a sua chave pode, em junção com o sensor de movimento para abertura da bagageira, facilitar o nosso quotidiano. Sem esquecer a dock para carregamento sem-fios do telemóvel, ou a possibilidade de inserir um cartão SIM para o ligar à Internet.
Algo que lhe permite descarregar atualizações e, futuramente, comprar novos pacotes de software adicional (add-ons). Há, neste Audi e-Tron 55 quattro, um culminar de anos de experiência e tecnologia de ponta já disponíveis em Portugal.
Pesando todos os fatores, o e-Tron 55 quattro é uma aposta séria da Audi no mercado da mobilidade elétrica. O preço do SUV vai ao encontro da qualidade transversal ao carro e a sua autonomia merece já uma nota de apreço, ainda que não seja excelente.
A Audi vai reforçar a gama e-Tron com o novo modelo 50 quattro com 300 km de autonomia, mas um preço base mais acessível. Terá menos potência (equivalente) a 360 cv, menos binário, com 540 Nm e a velocidade máxima será de 190 km/h.
A 4gnews agradece à Caetano Sport pela cedência do veículo para teste.