Atenção Tesla! Este é o SUV com carregamento mais rápido do mundo, o XPENG G9

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A rival chinesa da Tesla, a fabricante de carros elétricos XPENG, deu a conhecer o preço e detalhes técnicos do seu novo SUV elétrico, o XPENG G9, veículo topo de gama para o mercado doméstico. Esta é a quarta geração da gama G9, com três séries, bem como diferentes configurações disponíveis para os consumidores.

Em causa estão os modelos de veículos elétricos RWD 570G, RWD 570E, RWD 702E, 4WD Performance 650E, 4WD Performance 650X, bem como o Launch Edition 650X.

A fabricante arroga o título de carro elétrico mais rápido a carregar, integralmente construídos na China na sua primeira plataforma para carros elétricos produzida em massa, a 800V.

O XPENG G9 é a nova alternativa ao Tesla Model X de Elon Musk

XPENG G9

Em primeiro lugar, os modelos 4WD Performance 650E e 650X estão equipados com um sistema de suspensão pneumática (ar), de câmara dupla como padrão nesta série.

Ademais, além das capacidades de carregamento rápido da bateria, os novos XPENG G9 integram já a primeira plataforma de condução assistida preparada para qualquer eventualidade na estrada.

Xpeng G9, also falls die Qualität stimmt dann bringen die Chinesen da echt was interessantes auf den Markt. pic.twitter.com/jXbtp5Ve6I

— PAYBACK (@Norskepp) 19 de setembro de 2022

Mais concretamente, a marca chinesa integra a plataforma Advanced Driver Assistance System para auxiliar a condução, para já apenas na China. Além disso, temos acabamentos de luxo na cabine, bem como uma forte ênfase colocada no sistema de informação e entretenimento, com áudio "5D", além do enorme painel central.

Luxo no interior só é superado pela rapidez de carregamento da bateria do carro

XPENG

Segundo a própria fabricante, os XPENG G9 aliam o design de luxo, ao conforto de condução. É uma fusão de tecnologia, inovação e atenção ao detalhe que surge após 8 anos de contínua investigação, trabalho e desenvolvimento por parte da fabricante chinesa.

O resultado está agora à vista, com os XPENG G9 a quererem marcar um novo padrão de qualidade a ser alcançado pelas demais rivais no mercado dos carros elétricos.

Para tal, a marca afirma que em apenas 5 minutos de carga o veículo obtém autonomia para até 200 km de condução em condições normais.

5 minutos de carga garantem autonomia de até 200 km nos XPENG G9

XPENG G9

A XPENG afirmou estar a trabalhar na disponibilização em massa de novas estações de carregamento em toda a China de modo a facilitar a adoção dos veículos elétricos. Para além disso, estes carregadores também servirão carros elétricos de outras marcas.

No entanto, o melhor de tudo, é o facto de estes XPENG G9 poderem carregar de modo igualmente rápido (ou quase), em carregadores de terceiros.

XPENG G9

Para esta gama G9 a marca entrega uma autonomia máxima de até 702 km nos seus novos SUV. Já o valor mais baixo de autonomia fica-se pelos 460 km, o que ainda assim será apto para a maioria das deslocações urbanas no seu país.

Por fim, o preço na China, equivalente, começa nos 46 960 dólares / euros e ascende até aos 66 656 dólares / euros. Segundo a XPENG, os primeiros veículos serão entregues já em outubro aos consumidores.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.