Atenção: Netflix vai começar a cobrar taxa adicional a quem partilha conta

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Netflix já confirmou: todos os utilizadores que partilharem os dados da sua conta com pessoas fora do seio familiar vão pagar uma taxa adicional.

A nova medida vai entrar em vigor a partir do início do próximo ano e vai surgir como cobrança a “membro adicional”. Infelizmente, a empresa não revelou qual será o valor dessa taxa.

Taxa de “membro adicional” entra em vigor na Netflix em janeiro de 2023

Plataforma de streaming Netflix
Recentemente, a Netflix conseguiu recuperar 2,4 milhões de assinantes Crédito@Tumisu/Pixabay

O ano de 2022 tem sido um pouco turbulento para a Netflix. Depois de ter perdido milhões de assinantes, ter cancelado algumas séries muito aguardadas pelo seu público e ter anunciado um novo plano mais barato, suportado por espaços publicitários, eis que surgem novas notícias que vão desiludir muitos fãs da plataforma de streaming.

No início do próximo ano, a Netflix vai começar a cobrar uma taxa a todos os utilizadores que partilharem os dados da sua conta com elementos fora do seio familiar.

A taxa vai surgir como cobrança de membro adicional, mas infelizmente a plataforma não revelou qual será o seu valor específico. A ver pelos programas piloto a decorrer em alguns países, é expectável que a taxa esteja acrescente entre três e quatro euros à mensalidade habitual.

Esta é mais uma medida que visa acabar com a partilha de contas que, apesar de aumentar o número de utilizadores da plataforma, não aumenta os planos de assinatura e, consequentemente, não se reflete nas receitas (ou lucros) da empresa.

Recurso Profile Transfer para facilitar a vida dos utilizadores de Netflix

Recentemente, a plataforma de streaming lançou o novo recurso Profile Transfer que permite que utilizadores não pagantes da plataforma transferiam as suas configurações intactas para uma nova conta (a pagar, claro).

Para fazer uso desta ferramenta já disponível a nível global, basta passar o rato pelo ícone do perfil no menu da página inicial para aceder ao recurso Transfer Profile. Depois, basta seguir as instruções que vão surgindo no ecrã.

Este recurso será especialmente útil no final deste ano, antes da entrada em vigor da nova taxa adicional.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt