OPPO Band 2 review: smartband com estilo, autonomia e boas funcionalidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

A OPPO Band 2 é uma pulseira de atividade confortável para usar diariamente e monitorizar as atividades físicas. O desempenho é fluído, com navegação suave pelo software, bateria de longa duração, resistência à água e o monitorização de SpO2 (oxímetro).

O preço desta smartband anunciada em setembro de 2022 é de 69,99 €, valor adequado às funcionalidades e qualidade de construção, com design cuidado.

A melhor qualidade? A par da autonomia, o seu ecrã AMOLED de 1,57 polegadas com brilho de até 500 nits.

smartband OPPO Band 2

Com efeito, a OPPO traz agora para Portugal um dos seus novos wearables, segmento em que ainda não tem muita presença. Porém, após termos conhecido o Watch Free, reconhecemos potencial na marca também este nicho de mercado.

Agora com a OPPO Band 2 podemos finalmente fizer, esta é uma das melhores smartbands avançadas do mercado pois alia estilo, conforto, ótima autonomia, melhor ecrã e funcionalidades de monitorização plenas de utilidade e versatilidade.

smartband OPPO Band 2

É uma boa compra!

Smartband foi apresentada em Paris pela OPPO

A segunda geração de smartband da OPPO chega-nos numa caixa simples, branca e quadrangular com a indicação do modelo na lateral e, à frente, apenas a indicação de OPPO Band - não confundir com o produto de 1.ª geração.

smartband OPPO Band 2

Assim que cortam a fita-cola e abrem a caixa, temos aquilo que considero uma boa utilização do espaço. Ou seja, a smartband vem no "tabuleiro superior" e, como sugere uma pequena aba de papel, temos por baixo desta o cabo de carregamento e manuais.

smartband OPPO Band 2

O utilizador encontrará na caixa os seguintes itens:

  • Smartband OPPO Band 2
  • Cabo de carregamento proprietário
  • Manual de segurança
  • Manual de Iniciação Rápida

smartband OPPO Band 2

Em primeiro lugar - para ligar a OPPO Band 2 (1.ª inicialização) temos que a conectar ao seu carregador. Esta ação despertará a smartband do seu sono desde que foi expedida pela fabricante até que chega à nossa casa (ou loja).

1.º temos que ligar a smartband OPPO Band 2

smartband OPPO Band 2

Temos agora o primeiro vislumbre da OPPO Band 2 e do seu ecrã de 1,57 polegadas de diagonal com tecnologia AMOLED.

As cores são particularmente boas para um produto deste género e os níveis de brilho são bastante aceitáveis para uma utilização ao ar livre, com sol.

Ecrã AMOLED com boa resolução e brilho

smartband OPPO Band 2

Por outro lado, não criem grandes expectativas para a função de lanterna (torch) da smartband com brilho máximo de 500 nits, mas em pleno breu, já rasga a escuridão.

smartband OPPO Band 2

Há, contudo, algo a ser dito relativamente às margens desta smartband e, em suma, oxalá fossem simétricas. Temos, com efeito, um queixo grande comparativamente com a aresta superior (que neste caso seria a testa). A simetria conseguiria aliviar este design.

Margens notórias, mas bom aproveitamento do ecrã

smartband OPPO Band 2

São, portanto, margens relativamente grossas para os padrões atuais, ainda que com os papéis de parede certos, ou melhor, o mostrador digital ou watchface com fundo escuro, o ecrã AMOLED se misture na perfeição com as margens também em preto.

smartband OPPO Band 2

O tamanho dos bezels não significa que a OPPO tire pouco proveito do espaço do ecrã, bem pelo contrário aliás. O formato retangular de cantos arredondados é ideal para ler texto em formato de lista e outras informações relevantes.

smartband OPPO Band 2

A propósito, a apresentação de texto, os tipos de letra utilizados e demais conteúdos exibidos têm muito boa resolução. O conteúdo mostra-se cristalino e perfeitamente percetível a partir do pulso, quer estamos em repouso ou na correria do quotidiano.

Construção leve, mas bem conseguida e elegante

smartband OPPO Band 2

Versando ainda sobre o design geral do produto, a unidade de teste brindou-nos com uma pulseira metade branca, metade azul-bebé, acrescentando neste tipo de produtos uma dinâmica bem-vinda e que aprendi a gostar quanto mais usava a smartband.

Plástico bem conseguido e bracelete confortável

smartband OPPO Band 2

Temos, para além disso, uma caixa do relógio em plástico, com acabamento prateado e sem brilho, acabamento fosco.

Este elemento central conjugado com a pulseira em azul bebé tornou a OPPO Band 2 num item descontraído e casual. Acessório que, aliás, até combina bem com camisas mais formais em rosa-claro, salmão e vários tons de azul.

Tons de pastel em azul-claro e branco com degradé

smartband OPPO Band 2

O que mais me atraiu nesta combinação de cor foi a gradual transição entre o branco e o azul-claro. É um degradé particularmente suave e caso gostem de cores pastel, com baixa saturação, vão gostar da bracelete desta OPPO Band 2.

smartband OPPO Band 2

Porém, o mais importante é o facto de esta bracelete em silicone ser particularmente confortável. Para além disso, prende facilmente e a fivela, também em plástico, faz um bom trabalho em firmar todo o corpo da smartband ao encontro do nosso pulso.

Encaixe confortável ao longo de todo o dia com a smartband OPPO Band 2

smartband OPPO Band 2

Ao longo do dia quase que nos esquecemos que temos a smartband colocada. A pressão exercida pelo núcleo de pulseira está bem distribuída e, para além disso, esta bracelete é efetivamente confortável, para além de todo o produto ser leve - 33 gramas.

smartband OPPO Band 2

A parte inferior da OPPO Band 2 apresenta-nos os sensores óticos e a zona de carregamento com dois ímanes a firmar bem o adaptador junto do núcleo. Temos um click satisfatório quando, pela ação magnética, o adaptador se firma no produto.

Sensores óticos na parte inferior da smartband OPPO Band 2

smartband OPPO Band 2

Note-se ainda que não há nenhum botão físico ou capacitivo na pulseira. Todas as ações são controladas por swipes ou gestos, inclusive o ligar da pulseira que, como referimos acima, ocorre quando lhe ligamos o carregador.

Sem botões físicos ou capacitivos na smartband OPPO Band 2

smartband OPPO Band 2

Usar esta OPPO Band 2 significa tocar e arrastar o seu ecrã para toda e qualquer ação. Isto é, para navegar entre os menus e funções, na falta de botões temos os gestos de arrastamento ou swipe.

Navegar com gestos é simples e intuitivo

smartband OPPO Band 2

Para retroceder em qualquer menu, basta fazer um arrastamento ou swipe para a esquerda (para trás, similar ao retroceder no smartphone).

Assim, a partir do ecrã principal temos os seguintes destinos:

  • Swipe para baixo - menu das definições rápidas
  • Swipe para cima - menu das notificações
  • Swipe para a direita - menu de Exercícios
  • Swipe para a esquerda - menu de Medições

O funcionamento do software e respetiva navegação torna-se extremamente simples com algumas horas de utilização. Basta arrastar o ecrã para a esquerda, direita, cima ou baixo para chegarmos, em poucos toque e swipes exatamente onde queremos.

Desliza para a direita até às Funções e Desporto

smartband OPPO Band 2

A OPPO Band 2 também suporta até 100 modos de treino e deteta automaticamente 4 modos: caminhada, corrida, elíptica e remo, tornando os treinos mais seguros e eficientes. Temos várias métricas para cada tipo de atividade selecionada ou detetada.

A partir deste menu esquerdo, ao qual chegamos ao arrastar para a direita, temos também acesso rápido a várias das funções principais da smartband.

Desliza para baixo e encontra as Definições

smartband OPPO Band 2

Temos aí o controlo da luminosidade (3 níveis - baixo, médio, alto); modo de sono (não perturbar); modo Não Incomodar (silêncio) que podemos ligar durante uma hora, meia hora, oito horas ou sempre; Lanterna (com 2 modos); Pesquisa (procura) do smartphone e, por fim, as Definições Avançadas.

Desliza para a esquerda até à Monitorização da Saúde

smartband OPPO Band 2

Um swipe da direita para a esquerda e temos toda a monitorização das métricas do utilizador. Aí temos as Atividades com vários tipos de indicadores entre calorias queimadas, distância percorrida, duração do treino, número de atividades, entre outros detalhes.

Outro swipe para a esquerda e encontramos o menu Sono. Aí temos a monitorização do sono OSleep. Aliás, antes de dormir é possível definir uma rotina de sono e o equipamento vai ativar o modo “Sono” no telemóvel conectado.

smartband OPPO Band 2

Na prática, enquanto dormimos, a OPPO Band 2 vai monitorizar o sono, o acordar, a duração, as fases do sono, o sono REM, o nível de oxigénio no sangue e avaliar os riscos do ressonar. Após acordar é possível ver um relatório sobre a qualidade do sono.

smartband OPPO Band 2

Um terceiro deslize para a esquerda e entramos no meu da Frequência Cardíaca. Aí podemos fazer medições esporádicas, consultar gráficos das medições contínuas e obter informações mais detalhadas.

Desliza para cima e controla as Notificações

smartband OPPO Band 2

Encontrarás aí as notificações do WhatsApp, SMS, Instagram, Facebook, Messenger e várias outras aplicações do smartphone que fazem chegar informações ao teu pulso.

Aí podemos também reagir a algumas das notificações, ainda que tal possibilidade seja limitada e varie conforme as aplicações.

Todas as informações detalhadas na aplicação HeyTap Health da OPPO

app HeyTap Health
Vista geral da app HeyTap Health

A aplicação de companhia é a HeyTap Health da OPPO e durante a configuração inicial da smartband a sua instalação será solicitada. É uma app grátis para Android e iOS, com apresentação intuitiva das métricas e atividade do utilizador.

app HeyTap Health
Vista geral da app HeyTap Health

É igualmente útil para controlar criteriosamente os aspetos técnicos da pulseira e desbloquear o seu potencial. Para além disso, podemos aí ver o percurso das nossas atividades, usando para tal a localização GPS e o serviço Google Maps.

smartband OPPO Band 2

Em suma, a HeyTap Health é uma app bem composta, com tudo o que necessitamos e nada em excesso. É similar a várias outras soluções de outras fabricantes, mas está bem traduzida para português, algo que não podemos dizer de outras soluções.

Autonomia sólida para mais de uma semana na OPPO Band 2

smartband OPPO Band 2

A smartband tem um carregamento relativamente rápido, mas o melhor de tudo é a autonomia. A marca cita até 14 dias de autonomia e durante o período de teste fomos ao encontro desses valores. Por exemplo, ao décimo dia a autonomia estava nos 29%.

smartband OPPO Band 2

Importa notar que, dependendo do tipo de uso, do mostrador digital utilizado e do tempo de ecrã ligado, esta autonomia variará. De qualquer modo, este é um gadget que carregarás de semana a semana, quando muito e não perderás muito tempo nessa tarefa.

smartband OPPO Band 2

Em suma, temos uma autonomia para mais de uma semana e carregamento rápido que, em 5 minutos, afirma garantir até 24 horas de uso normal.

Pontuação 4gnews (de 0 a 10)

Escolhas de design 8
Qualidade de construção 8
Ecrã 8,5
Desempenho / UI 8,5
Funções 8,5
Bateria 9
Qualidade/preço 9
Pontuação 8,5 - Excelente

Veredito: excelente smartband e boa relação qualidade / preço

smartband OPPO Band 2

Sumariando, pelo preço - 69 €, esta é uma pulseira inteligente que supera as smartbands típicas ao trazer um maior ecrã e funções avançadas para controlo da atividade física e suporte para até 100 modalidades específicas como, por exemplo, o ténis.

Temos mais funcionalidades de saúde, tais como a monitorização contínua do ritmo cardíaco e de stress com avisos, relatório da qualidade do sono e lembretes para beber água. Sem esquecer a monitorização do sono OSleep, entre outras medições.

smartband OPPO Band 2

A OPPO Band 2 é leve, tem proteção contra água, o que permite que seja mergulhado em até 5 metros de profundidade na água (5 ATM). Para além disso, com mais de 200 watchfaces o seu aspeto é muito personalizável.

Por fim, é o seu preço que a torna uma boa compra, mais poderosa que uma mera smartband, e mais acessível que um relógio inteligente propriamente dito. Há um bom equilíbrio nesta smartband, para além de um ecrã AMOLED muito cativante.

A pontuação atribuída ao produto reflete a experiênca de utilização durante cerca de duas semanas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.