Atenção! Desinstala já estas apps falsa do ChatGPT para Android e iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Em poucas semanas, o ChatGPT ganhou imensa popularidade no mercado pelas suas incríveis potencialidades. No entanto, esta popularidade tem o lado reverso da moeda e fez com que rapidamente começassem a nascer imitações desleais deste chatbot.

É precisamente sobre esse flagelo que incide o mais recente estudo publicado pela entidade Top10VPN. Na Google Play Store e App Store existem já várias apps que se disfarçam do ChatGPT, mas a sua real intenção é apenas roubar dados dos utilizadores.

As imitações do ChatGPT que deves evitar no Android

  • AI Chat Companion
  • ChatGPT 3: ChatGPT AI
  • Talk GPT – Talk to ChatGPT
  • ChatGPT AI Writing Assistant
  • Open Chat – AI Chatbot App

As imitações do ChatGPT que deves evitar no iOS

  • Open Chat – AI Chatbot
  • Wisdom AI – Your AI Assistant
  • Chat AI: Personal AI Assistant
  • Alfred – Chat with GPT 3
  • TalkGPT – Talk to ChatGPT
  • Write For Me GPT AI Assistant
  • Genie – GPT AI Assistant

ChatGPT

São estas as principais aplicações que marcam presença nas lojas para Android e iOS que deves evitar. Aliás, no caso de teres alguma delas instalada no teu smartphone, o conselho é que a desinstales imediatamente.

O alerta deixado pela Top10VPN surge após uma exaustiva análise a algumas das mais conhecidas imitações do ChatGPT-3. Aplicações que alegam entregar aos utilizadores as mesmas potencialidades da ferramenta da OpenAI, mas com objetivos bem distintos.

"O que descobrimos foi um punhado de aplicações impuras e falsas que não agregam valor para os utilizadores. Em vez disso, elas invadiram a tua privacidade para usar os teus dados. As tuas informações de localização são partilhadas com a ByteDance, Amazon, Appodeal e InMobi, entre outros, através da aplicação ChatGPT AI Writing Assistant,"

Como em muitos outros casos, estas aplicações foram concebidas com o simples intuito de roubar informação sensível dos utilizadores. Tal como refere a fonte, aqui englobam-se dados de localização, endereços IP, gravação de áudio, acesso à câmara do smartphone e outros pormenores que comprometem a tua privacidade.

Ademais, temos esquemas de extorsão que visam lucrar monetariamente com a desinformação de alguns utilizadores. A título de exemplo, existe uma app que solicita um pagamento de 290 dólares semanais para poder ser usada.

ChatGPT está disponível apenas online e é gratuito

Perante estes relatos, importa deixar dois alertas ao nosso leitor. Em primeiro lugar, o ChatGPT está disponível apenas online e não através de nenhuma aplicação desenhada para Android ou iOS.

Caso desejes experimentar as excecionalidades do ChatGPT, deves dirigir-te à sua página oficial. Ser-te-á solicitado que cries uma conta para poderes começar a usufruir das suas potencialidades.

Em segundo lugar, o ChatGPT é maioritariamente gratuito. Qualquer utilizador pode usufruir deste chatbot sem qualquer custo monetário, apesar de haver já uma opção com custos associados.

Em causa está o ChatGPT Plus, lançados há escassos dias com uma mensalidade de 20 dólares. Esta modalidade dará aos subscritores pequenos benefícios como acesso prioritário, melhores respostas e acesso antecipado a novas funcionalidades.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.