
Tal como muitos milhões de pessoas em todo o mundo, certamente utilizas o WhatsApp frequentemente, possivelmente diariamente. Porém, há alguns cuidados que deves ter com aquilo que escreves na aplicação.
Isto porque a Meta pode aplicar medidas severas contra quem usar certas expressões. Tal como acontece com qualquer app que instales no teu telemóvel, tens de aceitar os Termos e Condições de utilização. A verdade é que a esmagadora maioria dos utilizadores assina e nem sequer tem em atenção ao que consta neste documento. No entanto, tal não invalida que não sejas penalizado.
Para além de a plataforma ter mecanismos para suspender ou banir permanentemente utilizadores que tenham estas apps instaladas, há também penalizações para quem utiliza "palavras proibidas".
Afinal, quais são as palavras proibidas no WhatsApp?
Antes de mais, convém reforçar o WhatsApp é uma aplicação encriptada ponto a ponto. Isto significa que a Meta não tem acesso direto ao conteúdo das tuas conversas privadas ou de grupo. Contudo, no caso de existir uma denúncia, a plataforma tem o 'poder' de aceder às últimas cinco mensagens enviadas para confirmar se alguma regra foi violada.
Quer isto dizer que, com amigos – ou outras pessoas da tua confiança –, podes usar essas expressões sem problema. Porém, se alguém se sentir ofendido e te denunciar, a Meta terá forma de validar a queixa e aplicar sanções.
Entre os termos mais sensíveis estão os relacionados com crimes contra menores e pornografia, bem como sinónimos e variações. Mesmo que sejam usados em tom de brincadeira, estas palavras podem levar ao bloqueio da tua conta e até à dissolução de grupos inteiros.
Além disso, ameaças, insultos e difamação, seja em mensagens escritas, áudio ou vídeo, também podem ter graves consequências . Dependendo da gravidade do caso, a aplicação pode castigar-te durante horas, dias, semanas, meses ou até banir-te para sempre.
Assim, se não queres ter problemas no WhatsApp, o melhor é jogares pelo seguro e evitares palavras que possam levantar suspeitas. A Meta leva estas situações muito a sério e pode agir rapidamente após uma denúncia.