Aptoide: empresa portuguesa vence nova ação face à Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Play Protect. Trata-se de uma importante vitória nos tribunais para a startup portuguesa.

Em primeiro lugar, o sistema de proteção da Google, o supra citado Play Protect estava a identificar a startup portuguesa como sendo uma aplicação potencialmente maliciosa. Nesse sentido tendo forçado a remoção da Aptoide dos smartphones Android.

Vê ainda: HTC EXODUS 1: Smartphone dedicado a criptomoedas está a chegar!

Tal como informa a própria Aptoide, em julho de 2018, a empresa apresentou uma queixa formal junto dos órgãos anti-trust da União Europeia contra a Google. A ação em questão integrou um conjunto de queixas contra as práticas de concorrência desleal da Google.

Por conseguinte e no seguimento do programa antivírus para Android da tecnológica norte-americana que impedia a utilização da Aptoide. Isto é, o Google Play Protect, que em junho deste ano pressionou os utilizadores Android, através de notificações, a desinstalar a Aptoide.

Aptoide afirma-se nos tribunais perante a Google

Em suma, catalogando-a como app maliciosa para forçar o utilizador a remover a mesma dos seus dispositivos. Todavia, alguns utilizadores que optaram por manter a Aptoide instalada depararam-se com uma nova surpresa. Nesse sentido, apesar do aviso, constataram que a mesma deixara de funcionar. Por conseguinte impedindo a instalação de aplicações nos seus terminais Android. Esta ação da Google acabou por provocar prejuízos na Aptoide. Estimando-se uma perda de 2.2 milhões de utilizadores nos últimos 60 dias.

Já segundo Paulo Trezentos, CEO da Aptoide, “Para nós, esta é uma vitoria importante para nivelar o mercado das app stores. Esperamos sinceramente que esta decisão possa ajudar outras startups a defenderem a inovação bem como a livre competição. Aqui independentemente da dimensão dos players concorrentes.”

Em suma, a Aptoide está atualmente a trabalhar com a sua equipa jurídica na preparação de uma ação principal. Isto para exigir da Google uma indemnização por todos os danos causados.

Startup portuguesa vence a Google nos tribunais

Em Setembro de 2017, a Aptoide apresentou excelentes resultados de segurança. Resultados publicados num documento pela Waseda University bem como pelos NTT Secure Platform Laboratories.

Este último realizou-se no âmbito do 2º Workshop Internacional ACM SIGSOFT sobre App Market Analytics. Por conseguinte sendo denominado "Understanding the Security Management of Global Third-Party Android Marketplaces".

Aptoide e a segurança para os dispositivos Android

Na Aptoide, há uma contínua monitorização de aplicações potencialmente indesejadas. Isto através de um complexo sistema de verificação de segurança. Nesse sentido, em 2017, foram identificadas perto de quatro milhões de aplicações Android. Algo que resultou na proteção dos utilizadores contra quase dois milhões de aplicações infetadas.

No ano passado, foi ainda lançada uma ferramenta anti-malware interna capaz de responder muito mais rapidamente a novas ameaças e ataques do que outras ferramentas de terceiros sendo responsável por quase 50% das deteções do sistema de segurança da Aptoide.

Trata-se de uma "loja" alternativa à Google Play Store para Android

Em primeiro lugar, já em 2018, foi desenvolvido um centro de controlo que permite monitorizar, em tempo real, todo o sistema de segurança. Ao acompanhar várias métricas, incluindo o desempenho do sistema, deteções de malware bem como ataques de segurança.

Assim é possível detetar violações de segurança e melhorar a resposta do sistema. Estes desenvolvimentos permitiram uma melhoria de 80 a 90% na disponibilidade bem como no tempo de resposta do sistema de segurança global para detetar novas ameaças. Por conseguinte, acaba por oferecer uma proteção otimizada aos utilizadores da Aptoide.

A Aptoide encontra-se no top quatro das maiores app stores mundiais. Conta com três escritórios em Lisboa, Shenzen e Singapura. Aqui com o apoio de empresas de capital de risco como a Golden Gate Ventures bem como a Gobi Partners. Recentemente foi considerada pela revista Wired UK como uma das 100 startups mais promissoras da Europa no ano de 2018.

Editores 4gnews recomendam:

WhatsApp: Vais poder manter as conversas seguras no teu iPhone

Apple: Phil Schiller justifica a mediocridade do iPhone XR

Huawei Honor Magic 2 dá nas vistas em novo vídeo ‘hands-on’

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.