Apple trava “guerra silenciosa” com a Google

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Apple e Google são rivais no mundo da tecnologia. Mas esta é uma competição amigável que assenta na ética. Pelo menos, era o que se pensava.

Agora, antigos engenheiros de Cupertino afirmam que na realidade a Apple está a travar uma “guerra silenciosa” com a gigante de pesquisa e revelam alguns pormenores.

Google Maps estará no centro da disputa entre a Apple e a Google

Apple iPadOS
Aplicações e publicidade são duas áreas de rivalidades entre a Google e a Apple Crédito@Apple

Apple e Google, dois dos maiores gigantes tecnológicos da atualidade. São rivais, claro, mas até agora essa disputa parecia ser bastante amigável e assente na ética. Mas antigos engenheiros de Cupertino confessaram ao Financial Times que a disputa não é tão saudável como parece.

Os dois ex-funcionários utilizaram mesmo palavras fortes como “rancor” e “guerra silenciosa” para descrever a forma como a Apple vê esta disputa com a sua rival.

De acordo com a mesma fonte, um dos principais pontos no centro desta discórdia está o Google Maps. Em 2012, Cupertino lançou a aplicação Apple Maps, mas esta continua um pouco atrás da app da Google. Recorde-se que a gigante de pesquisa recusou dar ao iPhone as mesmas direções passo-a-passo que estão disponíveis no universo Android.

Ora este pormenor pode levar a que alguns utilizadores Android mudem para o mundo iOS e a Apple terá “levado isso a peito”.

Outro ponto que terá causado fricção é a área de pesquisa. Desde 2015 que a Apple conta com o seu mecanismo de AppleBot, utilizado pelo Spotlight e Siri. Mas parece que Cupertino estava a desenvolver uma nova forma de pesquisa que terá parado no final de 2022. Tudo porque a equipa principal responsável por este projeto saiu para se juntar à Google.

Outra das áreas sensíveis entre ambas as empresas norte-americanas é a publicidade. Esta área tem vindo a crescer na Apple e os recursos de privacidade de Cupertino têm vindo a afetar os anunciantes. Ainda que este não seja um ataque direto à Google, uma vez que se trata de mercado livre, este é mais um campo de competição entre as empresas.

Resultado: existem já muitos pontos suscetíveis de fazer passar esta “guerra silenciosa” para acérrima e pública. Aliás, como podemos ver pelo exemplo da Qualcomm, a Apple não se inibe de avançar publicamente com as disputas e agir, inclusive, de forma judicial.

Mas para já temos apenas as declarações de dois antigos engenheiros da Apple a dizer que Cupertino não está a sentir-se tão amigável como deixa transparecer…

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt