Google Chrome tem agora função incrível para o Modo Incógnito

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A nova versão do Google Chrome para Android adiciona uma excelente funcionalidade para garantir a produtividade das abas / separadores ao usar o navegador no modo Incógnito. Sucintamente, para as desbloquear terão que usar a impressão digital, ou outro método de desbloqueio definido pelo utilizador.

Sempre que saiam e voltem a entrar no browser enquanto no Modo Incógnito, para voltar a aceder e ver os conteúdos de cada separador aberto terão que se autenticar. Ou seja, temos aqui um forte reforço da sua segurança e privacidade.

A medida já havia sido sugerida pelos utilizadores nos fóruns da Google, dando-se agora a sua implementação em primeiro lugar na app para Android.

Google Chrome reforça a privacidade do Modo Incógnito

Google Chrome Android

O anúncio foi efetuado pela própria gigante das pesquisas, através do seu blog (no 4.º ponto do documento). De acordo com a própria empresa, esta etapa tornará o seu Modo Incógnito mais seguro, algo que muito em breve poderemos usar para reforçar a nossa privacidade e segurança.

Trata-se de uma camada adicional de proteção que, ao alternar entre aplicações abertas no smartphone, para voltar a aceder ao Chrome teremos que nos autenticar.

Os utilizadores terão que usar a sua impressão digital, código PIN ou padrão de desbloqueio para aceder e ver os separadores ou abas abertas no Modo Incógnito.

Reforço de segurança fica à disposição do utilizador na app Android

Google Chrome Android

Tal como podemos observar pela imagem acima, fruto da investigação dos nossos colegas na publicação AndroidAuthority, a função está presente na mais recente versão beta do Chrome para Android. Chegará, posteriormente, à versão estável, bem como à versão para iOS (iPhone), para qualquer utilizador interessado.

Teremos, contudo, que a ativar como reforço de segurança. Algo que poderemos fazer ao aceder às Definições / Settings - Privacidade e Segurança - Bloquear Abas em Modo Incógnito ao sair do Chrome.

Tudo dentro da app do Google Chrome para dispositivos móveis. Será aí que a opção de bloqueio e proteção das abas no modo incógnito estará presente.

Após ativar a mesma, como descrito acima, será necessário usar a impressão digital, o código de desbloqueio (PIN), ou padrão para voltar a entrar no Chrome.

Opção disponível previamente nas Flags do Google Chrome

Google Chrome Android

Em suma, estamos perante uma função realmente útil caso queiram reforçar e garantir a privacidade da navegação ao usar esta Modo no navegador mais popular do mundo. Agora, resta-nos aguardar pela sua distribuição global, tanto para a versão Android, bem como para a respetiva versão para iPhone (iOS).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.