Google cancela modelo Pro do seu tablet

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em maio de 2022, a Google confirmou que estava a trabalhar num tablet que iria chegar ao mercado em 2023.

Pelos vistos, a empresa mantém o projeto ativo, mas terá cancelado o modelo Pro do seu primeiro tablet. As razões para este cancelamento são ainda desconhecidas.

Google mantém projeto de desenvolvimento de tablet, mas cancela modelo mais avançado

The display on the device is a 2560x1600 CSoT "ppa957db2d" with a RT4539 LED driver.RT4539 is a 6-channel LED driver, typically used for driving the backlight layer on LCDs, which means that the Pixel Tablet most likely doesn't have an OLED screen, unlike other Pixel devices. pic.twitter.com/kgx0BhHE6f

— Kuba Wojciechowski⚡ (@Za_Raczke) 26 de janeiro de 2023

No seu evento I/O de 2022, a Google confirmou que está a desenvolver um tablet Pixel para juntar ao seu portefólio de equipamentos móveis. Na altura, a gigante de pesquisas apenas confirmou a existência deste projeto e que, possivelmente, os resultados deste trabalho chegariam ao mercado durante 2023.

Ao que tudo indica, o projeto mantém-se ativo, mas terá sido ajustado. De acordo com o leaker Kuba Wojciechowski, a gigante de pesquisas terá cancelado o modelo Pro, o seu tablet com especificações mais avançadas.

Infelizmente, o leaker não avançou com as razões para a decisão deste cancelamento que, assim, se mantêm no segredo dos deuses. Mas Kuba Wojciechowski acabou por revelar alguns pormenores sobre aquele que será o primeiro tablet Pixel.

Segundo o leaker, o dispositivo será alimentado pelo processador Tensor G2, proprietário da marca, que vai estar emparelhado com 8 GB de memória RAM LPDDR5 e 256 GB de capacidade.

Kuba Wojciechowski avança ainda que o Pixel Tablet terá um ecrã LCD que vai fornecer uma resolução de 2560x1600 pixéis. A confirmar-se esta informação, cai por terra a ideia de que o equipamento chegaria com um ecrã AMOLED. Entretanto, outro rumor tinha já sugerido que o ecrã chegará com 11 polegadas de tamanho.

Por fim, Kuba Wojciechowski, na rede social Twitter, publica algumas imagens do dispositivo e adianta ainda que este terá duas docks para serem acopladas.

Sobre a data de lançamento, nada é dito, mas a acreditar no que a Google disse em maio de 2022, será ainda durante este ano que o Pixel Tablet vai chegar ao mercado. A não ser que o cancelamento do modelo Pro leve a empresa a adiar o lançamento deste novo dispositivo para 2024.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt