Apple interrompe desenvolvimento de chip combinado Wi-Fi Bluetooth por uma razão que vai agradar a todos os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, a Apple terá interrompido o projeto de desenvolvimento de um chip combinado Wi-Fi Bluetooth.

A razão não podia ser melhor para os utilizadores. A empresa de Cupertino quer concentrar todos os seus esforços no próximo chip Bionic, baseado em 3 nm, para que este seja o melhor em desempenho e eficiência energética.

Apple redireciona esforços para o desenvolvimento do processador Bionic baseado em 3 nm

(1/2)Apple has halted developing its own Wi-Fi chips; Broadcom is the biggest winner of the iPhone 15’s upgrade to Wi-Fi 6E and the leading beneficiary of the Wi-Fi industry-standard upgrade to Wi-Fi 6E/7 with higher ASP.https://t.co/XEZ0bVV8A8

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 26 de janeiro de 2023

É do conhecimento público que a Apple pretende reduzir a sua dependência de fornecedores, nomeadamente no departamento de chips. Este objetivo já deu origem a uma guerra judicial entre a empresa de Cupertino e a Qualcomm.

Mas a Apple continua com esta missão em mente e, além de querer produzir o seu próprio modem 5G, também quer fabricar “dentro de casa” um chip combinado Wi-Fi Bluetooth. Recorde-se que a Broadcom é a atual fornecedora deste componente.

No entanto, parece que a empresa de Tim Cook terá agora ajustado os seus planos. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a Apple interrompeu o projeto de desenvolvimento de um chip próprio que inclua os padrões Wi-Fi e Bluetooth.

A razão para isso acontecer é bastante simples. A empresa de Cupertino quer concentrar todos os seus esforços – e consequentemente recursos humanos – no desenvolvimento do novo processador Bionic, baseado em 3 nm.

Apple debate-se com dificuldades para produzir os seus próprios chips

Estas são as boas notícias para os utilizadores iOS. Mas o conhecido analista vai mais longe e afirma também que a Apple está a debater-se com vários problemas para desenvolver um único chip que inclua os dois padrões sem fios (Bluetooth e Wi-Fi). Ao que parece, a tarefa será mais desafiante do que parecia.

Como resultado, a Broadcom irá continuar a produzir estes chips para a Apple e deverá fazê-lo em duas fases importante: na atualização para Wi-Fi 6E, assim como na passagem para Wi-Fi 7.

A Apple continua também apostada em produzir os seus próprios processadores que, neste momento, são fabricados pela Qualcomm. Mas também nesta área a empresa de Cupertino está a enfrentar algumas dificuldades.

De acordo com as informações divulgadas, os atrasos neste projeto ficam a dever-se a “recursos de desenvolvimento insuficientes” e ao facto de a Apple ainda não ter conseguido contornar algumas patentes da Qualcomm.

Com estas notícias, tanto a Qualcomm como a Broadcom viram as suas ações em bolsa subir, visto que vão continuar a ser fornecedores Apple por mais algum tempo.

Quanto à Apple, será sempre uma vantagem concentrar os seus esforços para desenvolver um processador que conquiste o mercado. Pelo menos, os utilizadores agradecem.

E parece que a empresa de Cupertino quer iniciar a produção em massa do novo Bionic 3 baseado em 3 nm ainda durante este ano. Aliás, a maior parte dos rumores avança que os próximos iPhone 15 Pro e 15 Ultra vão ser mesmo os primeiros terminais equipados com este processador.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt