Apple tornará o iPhone 5C obsoleto no próximo mês. Eis o que isto significa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O próximo produto da tecnológica de Cupertino a figurar na lista de dispositivos obsoletos será um dos mais coloridos a chegar ao mercado na última década. Em causa está o Apple iPhone 5C que se deu a conhecer em setembro de 2013, há quase dez anos.

A notícia foi avançada primeiramente pela publicação MacRumors, citando o acesso a um memorando interno da empresa liderada por Tim Cook. Ainda que esteja por confirmar, esta possibilidade não é apenas plausível como perfeitamente compreensível.

iPhone 5C foi apresentado pela Apple em setembro de 2013

Apple iPhone 5C
Phil Schiller durante a apresentação dos Apple iPhone 5C em 2013.

O complemento colorido para a gama de smartphones Apple iPhone chegou como versão mais barata e apelativa ao grande público jovem há quase dez anos. Foi um percursor dos atuais modelos Special Edition, ou iPhone SE que desde então se afiirmam como opção mais acessível no mercado.

Agora, após ter marcado o iPhone 5C como dispositivo vintage já em outubro de 2020, significando que a partir de aí só determinadas reparações e assistência técnica seria feita ao produto, agora nem mesmo isso.

Para além de não ter direito a atualizações de software, nem mesmo de segurança, desde pelo menos 2020, o iPhone 5C, a partir do próximo mês, estará completamente obsoleto.

Apple não procederá a reparações ou assistência técnica ao iPhone 5C

Apple iPhone 5C
Todos os esquemas de cor para o smartphone Apple iPhone 5C.

A partir de 1 de novembro a Apple classificará o iPhone 5C como obsoleto. Para o consumidor isto significa que a empresa e as suas reparadoras oficiais terminarão qualquer apoio técnico a este produto.

As informações já terão chegado aos centros de reparações e cadeia de assistência oficial da tecnológica de Cupertino. Para além disso, também a terceira geração de iPad Mini sofrerá o mesmo destino, marcado como obsoleto em ambas as versões - Wi-Fi e LTE.

É, assim, o último capítulo para um dos smartphones mais marcantes da história da empresa. Não pelo seu poder, processamento ou performance, mas pelo impacto e adesão que teve no mercado como o iPhone mais barato da empresa a chegar às lojas.

Com efeito, através de algumas operadoras, num contrato de fidelização a dois anos, o iPhone 5C com 16 GB de armazenamento interno pode ser adquirido por apenas 99 dólares nos Estados Unidos da América.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.