Apple tem boas notícias para os utilizadores de Netflix e Spotify

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple acaba de anunciar que, a partir de agora, vai permitir que algumas aplicações utilizem links externos.

São ótimas notícias para os utilizadores de Netflix e Spotify, uma vez que estas apps vão poder exibir links de pagamento, fora da App Store.

App Store já permite realizar pagamentos externos à sua plataforma

A Apple quer facilitar a vida aos seus utilizadores e, por isso, vai permitir que algumas aplicações incluam links externos. A nova regra entra em vigor já hoje e vem permitir aos produtores de conteúdos digitais, sobretudo a aplicações como a Netflix e Spotify, disponibilizarem um link externo para que os utilizadores façam a gestão da sua conta ou até mesmo que criem uma, além possibilitar também a realização de pagamentos.

Anteriormente, as diretrizes da App Store não permitiam que as aplicações incluíssem links externos para os seus sites. No entanto, um tribunal dos Estados Unidos da América forçou a Apple a alterar a sua política relativa a pagamentos externos à App Store, efetuados através de links.

Por outro lado, com esta nova medida os produtores de aplicações podem também direcionar os utilizadores para os seus sites, mas sobretudo vem evitar que estes sejam obrigados a pagar uma comissão entre os 15 e 30% sobre as suas vendas à App Store – questão bastante polémica que levou a que algumas aplicações, como o Fortnite, tenham saído da loja da Apple.

Google envereda pelo mesmo caminho da Apple

Também a Google anunciou novidades neste campo. A gigante norte-americana divulgou que colaborou com o Spotify para que os utilizadores Android possam fazer a gestão de conta e pagamentos da aplicação, fora da Play Store.

Desta forma, a partir de agora a aplicação do Spotify terá dois botões, um para o site do Spotify outro para a Play Store, que permite aos utilizadores escolher entre as duas plataformas para efetuarem o pagamento da sua assinatura.

Espera-se que a aplicação Spotify para ambiente iOS recorra a um sistema semelhante para realização de pagamentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi Note 12: próximos smartphones Xiaomi podem estrear já em abril!
  • Apple e Meta foram enganadas e entregaram dados de utilizadores a hackers
  • Última oportunidade: HBO Max com 33% de desconto para sempre
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt