A Apple terá que dotar os seus próximos dispositivos móveis a chegar ao mercado em 2024 da porta USB do Tipo C. Fruto das imposições comunitárias, todo e qualquer novo dispositivo móvel a chegar ao mercado nos próximos anos terá que usar o conector comum, o USB do Tipo C. Ora, aqui está implícito o abandono da porta Lightning para os Apple iPhone 15.
Por outro lado, já há vários meses que este curso de ação é tido como certo junto da tecnológica de Cupertino. A Apple estava ciente de que seria apenas uma questão de tempo até que a União Europeia viesse regular este aspeto, algo que o veio a fazer em 2022, obrigado as fabricantes a aderir a tal imposição.
O Lightning chegará ao fim, mas não sem uma resposta à altura da Apple. Mais concretamente, uma autêntica rasteira à União Europeia, ao mesmo tempo que anui às suas imposições e aplica a nova entrada USB do Tipo C também nos telefones.
Vamos por partes.
Os cabos atuais da Apple, Lightning, além da entrada proprietária, têm a certificação MFi, ou seja, Made for iPhone. Na prática, algo que oferece uma garantia ao consumidor, de compatibilidade com o seu telefone iOS. Por outro lado, é uma grande fonte de rendimento para a Apple, com este licenciamento a terceiros.
Ora, apesar de os iPhones passarem a adotar o padrão USB do Tipo C, a certificação MFi manter-se-á. Ao que tudo indica, este certificado, fonte de receitas para a Apple, continuará a ser um requisito para que outras fabricantes produzam cabos USB do Tipo C, com o intuito de serem usados com iPhone.
USB do Tipo C no iPhone continuará a exigir o certificado MFi
Esta possibilidade não é nova. Aliás, o rumor já circulava há bastante tempo. Porém, como aponta agora o leaker já famoso e reconhecido no meio tecnológico, ShrimpApplePro, através do Twitter, tal realidade materializar-se-á com os próximos iPhone.
Ou seja, assim que o primeiro iPhone adotar a porta USB-C. Algo que pode acontecer já este ano com o iPhone 15, ou o mais tardar em 2025 com um possível iPhone 17, cada novo cabo USB-C terá que ser licenciado pela Apple.
Esta fonte sugere que a Foxconn já começou a fabricar vários acessórios com certificação MFi, mormente cabos USB do Tipo C, além de novos EarPods, auriculares com fios e vários conectores.
Teremos que adquirir novos cabos USB-C sob pena de redução do desempenho
Por outras palavras, está já em produção um novo ecossistema de acessórios e periféricos que continuarão exclusivos como sempre, apesar de usarem agora a porta "universal".
Note-se que, partindo de uma ótica pragmática e ecológica, a bandeira da União Europeia, isto não são propriamente boas notícias. Na prática, pouco ou nada mudará, pois caso o utilizador não adquira os novos conectores e cabos, o desempenho será reduzido.
Em suma, ainda que os demais cabos e acessórios com USB-C funcionem com os iPhone, para obter o desempenho máximo teremos que renovar o nosso leque de acessórios. Ou seja, algo que acaba por contrariar o exato propósito com que esta obrigação foi imposta pela União Europeia.
Por fim, teremos naturalmente que aguardar pela apresentação do produto para aferir se isto se materializará.
Editores 4gnews recomendam: