Apple quer carregadores compactos e poderosos com Nitreto de Gálio

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple trabalha presentemente em novos carregadores de energia para dispositivos móveis e computadores com o intuito de reduzir as suas dimensões físicas, bem como o peso. São novas opções de carregamento rápido mais leves, compactas e eficientes.

Não que a gigante de Cupertino volte atrás na decisão de remover os carregadores incluídos nas caixas dos iPhone. Atentando no histórico da Apple, tal decisão é irrevogável do mesmo modo que a remoção da porta áudio jack de 3,5 mm a precedeu.

O próximo salto tecnológico nos carregadores Apple

Seguindo o exemplo de outras fabricantes como a Anker, ou mesmo a Xiaomi, a Apple passará a utilizar o nitreto de gálio (NaG) como principal semicondutor nos carregadores. Segundo avança a publicação DigiTimes, o processo já está em curso.

Esta fonte cita a Navitas Semicondutor, empresa que deverá receber da Apple várias encomendas em 2021 para o fornecimento de soluções de carregamento rápido baseadas no GaN. Este padrão pode pautar os carregadores da Apple já este ano.

Para o utilizador Apple isto significará melhores carregadores, de dimensões reduzidas e mais rápidos a carregar os dispositivos, graças à nova tecnologia. Algo que será aplicado nos adaptadores USB-C para carregar o iPhone, bem como os portáteis Apple.

A tecnologia de Nitreto de Gálio (GaN)

Ainda de acordo com a fonte supracitada, a TSMC - parceira de longa data da Apple - fornecerá a Navitas com os chips que já empregam a implementação GaN para que esta empresa possa desenvolver e montar os novos carregadores rápidos.

Note-se que além da redução do tamanho e peso dos carregadores, com a utilização de semi-condutores GaN, estes serão mais eficientes e rápidos a carregar. Isto significa que se perderá menos energia sob a forma de calor dissipado face aos atuais carregadores baseados no silício, o padrão mais comum para os semicondutores utilizados na indústria.

Entretanto, temos já várias fabricantes com soluções prontas e disponíveis no mercado já com os novos chips baseados no nitreto de gálio (NaG), sobretudo da Anker e Belkin. Aliás, a rival Xiaomi também já utiliza este padrão no carregador do Xiaomi Mi 11.

Os novos carregadores Apple podem chegar em 2021

Sendo atualmente impossível precisar se os novos carregadores Apple chegarão às mãos dos consumidores já em 2021, sabemos agora que a tecnológica de Cupertino trabalha nisso mesmo.

Vale também frisar que a Navitas é a empresa responsável pela aplicação da solução GaNFast, um composto desenvolvido pela própria, patenteado e licenciado para várias outras empresas como a Aukey, Dell, Lenovo e Xiaomi.

Aliás, é graças a esta solução própria que já existem soluções de carga rápida a variar entre os 24 W e 300 W de potência em carregadores mais leves e compactos.

A tecnológica de Cupertino decidiu remover os carregadores incluídos previamente nas caixas dos iPhone a Apple Watch alegando razões ambientais. Ao mesmo tempo, continua a vender soluções de carga que vão dos 5W aos 12 W usando a porta USB-A, além de soluções de 20 W, 30 W, 61 W e 96 W utilizando a conexão USB-C.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13: todos os rumores do novo iPhone para 2021
  • 7 carregadores USB para os smartphones Xiaomi e Apple
  • 7 razões para comprar o smartphone Xiaomi Mi 11
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.