Apple pode fornecer um atributo único ao iPad Pro de 14 polegadas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O iPad Pro de 14 polegadas só deverá chegar ao mercado em 2024, ainda que alguns rumores tenham indicado que o modelo seria lançado durante 2023.

Mas parece que além de um ecrã maior, o tablet terá outro atributo único. Dizem os rumores que a Apple está a trabalhar numa versão especial e única do sistema operativo iPadOS para este modelo.

Em 2024, iPad Pro ganha ecrã maior e um nome diferente

I’ve heard there’s a special version of iPadOS 17, being developed specifically for larger iPad Pro/Ultra/Studio model(s), there’s a slight change that would give the 14.1” model support for up to 2 6K displays at 60hz.This signals for a definite M3 Pro SoC in the flagship iPad https://t.co/7FcOyaZFdv

— 941 (@analyst941) 27 de abril de 2023

Não é a primeira vez que ouvimos falar num iPad Pro com ecrã maior. Ross Young, da DSCC, já tinha avançado que este ano, durante o primeiro trimestre, a Apple iria lançar o tablet com um ecrã de 14,1 polegadas.

No entanto, passado algum tempo, Young reformulou a sua previsão e adiou a chegada deste equipamento para 2024.

Várias fontes concordam agora que em 2024, a empresa de Cupertino vai mesmo lançar um iPad Pro com um ecrã maior, de 14,1 polegadas. Parece que a marca irá também dar-lhe uma designação comercial diferente – iPad Ultra ou iPad Studio – para o diferenciar da restante linha.

iPad de 14,1 polegadas poderá ter um sistema operativo único

Mas parece que este modelo iPad não terá apenas esta novidade. De acordo com o utilizador da rede social Twitter Analist941, este tablet poderá também chegar com um sistema operativo único.

Diz esta fonte que a Apple está a trabalhar numa versão especial e única do iPadOS para integrar neste modelo. Com este novo sistema operativo, o tablet será capaz de funcionar com dois monitores com resolução 6K, em simultâneo.

Os equipamentos vão conectar-se através da interface Thunderbolt 4 e a taxa de atualização será de 60 Hz. Mais: parece que o tablet de 14 polegadas vai também chegar equipado com o processador M3 Pro.

A confirmarem-se estas informações estaremos perante um tablet com um desempenho poderoso que também poderá ser muito útil para os utilizadores direcionados para a produtividade. Especialmente se o iPad Pro de 14 polegadas poder ser, efetivamente, ligados a outros dois monitores ao mesmo tempo.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt