Apple pinta nova coluna HomePod com "cores expressivas" e acrescenta novas funcionalidades

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Tal como se esperava, a Apple apresentou neste evento Unleashed a sua coluna HomePod mini.

A coluna inteligente da Apple ganhou cor e mais funcionalidades, tudo graças ao processador Apple S5 integrado no interior do equipamento.

Processador Apple S5 permite ajustar cada música, de forma automática, em tempo real

Apple HomePod mini interior

A novidade que mais salta à vista na renovada coluna HomePod mini é, sem dúvida, as cores que ganhou. Aos modelos cinza e preto, juntam-se agora três novas tonalidades expressivas e ousadas, como a Apple as descreve. A saber: amarelo, laranja e azul, também visíveis na superfície tátil da pequena coluna.

Mas será a mão-cheia de funcionalidades que oferece que vai conquistar os utilizadores. A HomePod mini está equipada com o processador Apple S5 que permite ao software da coluna analisar as características de cada música. Assim, em tempo real a pequena coluna otimiza o volume, ajusta a faixa dinâmica e controla o movimento dos drivers. Tudo de forma automática.

Já os radiadores passivos com cancelamento de ruído permitem uma reprodução de graves profundos e altas frequências nítidas. Por sua vez, um guia de onda acústico, desenvolvido pela própria Apple, direciona o fluxo de som para baixo e para fora, de forma a proporcionar uma expriência de som envolvente a 360 graus.

Integração completa com assistente de voz Siri que reconhece de até seis elementos diferentes da casa

Apple HomePod mini iPhone

A nova HomePod mini está também totalmente integrada com a assistente de viz Siri para proporcionar uma experiência de áudio personalizada a cada utilizador. A Siri, quando ativada na HomePod mini, tem capacidade para reconhecer de até seis membros diferentes da casa e sugerir músicas e podcasts, de acordo com as preferências de cada um.

A integração com a Siri permite também que os utilizadores recorram à nova coluna para ler mensagens recebidas, definir lembretes, notas e compromissos, ou receber e fazer chamadas telefónicas.
Por outro lado, se o utilizador de iPhone aproximar o dispositivo da nova coluna pode transferir áudio. E o melhor de tudo é que para assinalar a transferência, a coluna emite efeitos visuais e sonoros que conferem a sensação de que estão fisicamente ligados.

Quando ambos os equipamentos se aproximam, se a HomePod não estiver a reproduzir música, surge no ecrã do iPhone sugestões personalizadas, de acordo com as preferências do utilizador, assim como os controlos da coluna ficam disponíveis, sem necessitar de desbloquear o smartphone Apple.

HomePod mini permite controlar equipamentos inteligentes dentro de casa

A nova HomePod mini permite também controlar equipamentos domésticos inteligentes, através da assistente de voz Siri. Nesse sentido, pode solicitar a Siri à coluna e pedir que esta desligue as luzes, altere a temperatura ou defina um horário de funcionamento dos equipamentos inteligentes, entre outras opções.

Já no caso de existirem várias colunas HomePod mini espalhadas pela casa, os utilizadores podem comunicar entre si, sem se deslocarem. Basta solicitar que uma mensagem de voz seja reproduzida no HomePod mini desejado.

De resto, também pode aceder ao novo Voice Plan da Apple Music com a coluna inteligente da Apple. A HomePod mini vai estar disponível nos EUA por 99 dólares, ou seja, cerca de 85 euros.

Em novembro começará a chegar a outros países da Europa como a Áustria, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha e Reino Unido. Não há informação sobre quando chegará a Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt