Apple: nova patente mostra como será a próxima geração da Dynamic Island

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Dynamic Island foi uma das novidades da série iPhone 14, ainda que esteja apenas integrada nos seus modelos mais avançados.

Agora uma nova patente da Apple mostra como será a próxima geração desta funcionalidade assim como os planos para o Face ID.

Face ID incorporado no ecrã e Dynamic Island com localização ajustável

iPhone 14 Pro
A funcionalidade Dynamic Island apenas está presente nos modelos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max Crédito@Apple

A funcionalidade Dynamic Island foi uma das novidades da nova série iPhone 14. Amada por uns e odiadas por outros, esta funcionalidade começou desde logo um caminho polémico, graças a estar presente apenas nos modelos mais avançados do iPhone 14.

Mas, na sua maior parte, os utilizadores iOS estão satisfeitos com o recurso e a Apple pdoe até já ter novas ideias para a funcionalidade. Recentemente, foi descoberta uma patente da Apple que mostra as possibilidades pensadas para o Face ID e para a Dynamic Island.

Antes de mais pormenores, recordamos que se trata de uma patente, portanto todas as ideias aqui expressadas podem não avançar ou, em alternativa, demorar a chegar ao mercado. Feito o aviso, vamos a pormenores.

De acordo com a nova patente, o Face ID pode ficar incorporado no ecrã. Tudo porque a documentação mostra uma variedade de sensores que serão integrados sob o painel.

Quanto à funcionalidade Dynamic Island, os planos parecem mais complexos, mas igualmente bastante mais atrativos. A documentação mostra que através de várias janelas transparentes cujo tamanho e localização podem ser ajustados, o espaço de localização da Dynamic Island pode ser alterado no ecrã.

Para o fazer a marca terá que executar algumas alterações no painel que podem trazer mais benefícios. De acordo com a Apple, um ecrã típico de um produto da marca conta com 13 camadas, que reduzem a transmissão de luz de até 80%.

Ora para concretizar os seus planos, a Apple teria de reduzir este número de camadas que abrigam os sensores. A vantagem: uma maior transmissão de luz. O problema: apenas alguns pixéis devem ser desligados para maximizar a transmissão de luz, de forma a não comprometer a sensibilidade ao toque ou o desempenho.

Pela patente agora descoberta, a Apple poderá estar no bom caminho para solucionar a questão e apresentar a próxima geração da Dynamic Island com outros atrativos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt