OnePlus 11 Pro? Temos boas e más notícias para os consumidores

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A OnePlus apresentou recentemente a versão global do seu flagship para 2023, o OnePlus 11. Este é o único telemóvel a ser lançado pela empresa chinesa para o segmento de gama alta e assim permanecerá, pelo menos até que um modelo "T" seja eventualmente anunciado durante o 2.º semestre do ano.

A par do novo smartphone OnePlus 11 a marca deu também a conhecer outros produtos dignos de nota. Entre estes temos o seu primeiro teclado mecânico desenvolvido em parceria com a Keychron, além do seu primeiro tablet, o OnePlus Pad.

Fim da linha para a divisão entre modelos base e Pro na OnePlus

smartphone OnePlus 11
O novo smartphone OnePlus 11 em preto.

Tivemos ainda espaço para conhecer os auriculares Bluetooth OnePlus Buds Pro 2 e conhecer melhor a sua estratégia para o mercado mobile em 2023. Nesse sentido, a tecnológica de Shenzhen confirmou a sua decisão de acabar com os lançamentos duplos.

Isto é, não teremos um modelo base e um modelo Pro para a linha de gama alta. Esta será preenchida por um só modelo, o indisputável flagship para cada ano, quebrando-se assim uma tradição principiada com o OnePlus 7, corria então o ano de 2018.

Confirmada que está a decisão pela fabricante, isto poderá desapontar alguns fãs da marca que procurem, sempre, o smartphone mais avançado do mercado. Porém, o que mais poderíamos pedir de um equipamento como o OnePlus 11?

OnePlus 11 é "suficientemente Pro" de acordo com a própria marca

Smartphone OnePlus 11

A pronúncia da marca põe termo aos rumores e especulações sobre um modelo mais avançado a chegar posteriormente. O lugar cimeiro para a marca será ocupado apenas pelo OnePlus 11 no decurso deste ano, sem sinais de que tal venha a mudar.

Por outras palavras, a marca está a aprimorar e reformular a sua estratégia de produto para assim concentrar mais atenções no seu flagship único para 2023. Na prática, querendo entregar uma melhor experiência de utilização aos seus consumidores.

São assim boas notícias para quem valoriza o apoio pós-venda, software e experiência geral de utilização uma vez que a marca promete estar mais atenta a este seu novo filho pródigo.

2023 traz várias mudanças no seio da OnePlus

https://twitter.com/oneplus/status/1622981007849975808

"A partir de 2023, começando com a nossa gama de produtos atuais, estamos a otimizar o leque principal de equipamentos disponíveis no mercado global. Na prática não precisas de ter o nome "Pro" para que o teu dispositivo seja efetivamente "Pro", aliás, já o é no caso do OnePlus 11!, apontou a marca.

Nota que apesar de não termos um OnePlus 11 Pro, nada obsta ao lançamento de algumas variantes do smartphone, mormente o OnePlus 11R, a versão mais acessível e disponível na Índia. Ademais, é provável que durante a segunda metade do ano seja apresentado um OnePlus 11T como reforço de outono / inverno.

Em suma, a estratégia da fabricante chinesa não é desprovida de lógica e bom senso, aliás, bem pelo contrário. Trago à memória os tempos àureos da marca, do OnePlus One ao OnePlus 5 e OnePlus 6 que tiveram um só modelo flagship.

Atendendo ao exposto é com alguma confiança e bastante expectativa que antevejo um renascer da marca caso se foque, efetivamente, em smartphones topo de gama com uma relação qualidade / preço competitiva.

O OnePlus 11 é um excelente candidato para liderar esta renascença. O preço começa nos 849 € e realmente, tem tudo o que precisamos em 2023.

https://youtu.be/vH8qHnuKRVI

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.