Apple: MacBook Air e iMac com chip mais potente podem ser lançados ainda este ano

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Ainda que tenha anunciado recentemente novos equipamentos com os processadores M2 Pro e M2 Max, a Apple está já a trabalhar na próxima geração de chips e respetivos produtos.

As últimas notícias dão conta de que, possivelmente ainda em 2023, vamos conhecer os novos MacBook Air e iMac alimentados pelo novo processador M3.

Novos modelos de MacBook Air e iMac podem chegar ainda durante este ano

MacBook Air
O novo MacBook Air com chip M2 está disponível em Portugal por um preço a partir dos 1.529 euros Crédito@Apple

Recentemente, a Apple apresentou os novos MacBook Pro e Mac Mini com os processadores M2 Pro e M2 Max. Estes dois equipamentos, aliás, estão disponíveis para compra em Portugal exatamente a partir de hoje, 24 de janeiro.

Mas Cupertino não para e está já a trabalhar na próxima geração de processadores. De acordo com o jornalista Mark Gurman, da agência de notícias Bloomberg, a Apple está em processo de desenvolvimento dos novos MacBook Air e iMac equipados com o ainda não anunciado processador M3.

Ainda segundo o conhecido jornalista, o novo chip M3 vai ser fabricado utilizando o processo de 3 nm e pode ser ainda anunciado este ano ou, numa perspetiva menos otimista, no início do próximo ano. Consequentemente, os dois novos computadores da marca apenas vão ser revelados após o anúncio do referido chip.

As informações até agora divulgadas avançam que a TSMC – Taiwan Semiconductor Manufacturing Company – conseguiu melhorar a velocidade do processador M3 em cerca de 15%, assim como reduziu o consumo de energia em 30%. Tudo isto foi possível graças ao fabrico baseado em 3 nm.

Mais rumores dão conta de que a Apple poderá também lançar modelos MacBook pro equipados com os processadores M3 Pro e M3 Max, no primeiro semestre de 2024.

Outras fontes avançam igualmente que a empresa de Cupertino já começou a produzir os chips baseados em 3 nm e que em 2026 poderá fabricá-los no seu país de origem, os Estados Unidos da América.

MacBook Pro e Mac mini disponíveis a partir de hoje em Portugal

E a partir de hoje é já possível adquirir um dos novos modelos do MacBook Pro ou do Mac mini em Portugal. Para os eventuais interessados deixamos aqui um resumo das configurações disponíveis e respetivos preços.

Comecemos pelo Mac mini que tem três configurações disponíveis. A mais básica conta com o processador M2, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento SSD. Tem um custo de 729 euros.

A variante seguinte está equipada com o mesmo chip M2, 8 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento SSD. Aqui o preço sobe para 959 euros.

Por fim, o Mac mini mais avançado integra o chip M2 Pro, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento SSD. Custa 1.579 euros.

Por sua vez, o novo MacBook Pro com ecrã de 14 polegadas, na sua versão base com chip M2 Pro, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento SSD tem um custo de 2.499 euros. O mesmo modelo, mas com 1 TB de armazenamento SSD está disponível por 3.099 euros. E o modelo mais avançado com processador M2 Max, 32 GB de RAM e 1 TB de SSD já custa 3.799 euros.

Os modelos de 16 polegadas do novo MacBook Pro têm, obviamente, um custo mais elevado. A versão mais básica com M2 Pro, 16 GB de RAM e 512 GB de SSD está disponível por 3.099 euros. A versão seguinte apenas com a diferença de ter 1 TB de armazenamento SSD tem um custo de 3.329 euros.

Por fim, o MacBook Pro com chip M2 Max, 32 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento SSD está disponível por 4.249 euros.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt