Apple: MacBook Air com ecrã OLED e HomePod acessível só chegam em 2024

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Há já algum tempo que se fala que a Apple estará a trabalhar num ecrã OLED para o seu portátil MacBook Air. Assim como também muito se ouve sobre um novo HomePod com preço mais acessível.

Os rumores mais recentes dão conta de que ambos os equipamentos vão chegar apenas no primeiro trimestre de 2024. Para este ano, a empresa de Cupertino tem outras prioridades.

MacBook Air pode ser o primeiro portátil Apple com ecrã OLED

imagem portátil MacBook Air
O MacBook Air com chip M2 está à venda em Portugal por um preço a começar nos 1.529 euros Crédito@Apple

A Apple está a trabalhar em muitos equipamentos ao mesmo tempo e, como tal, alguns destes podem demorar um pouco mais a chegar ao mercado do que os utilizadores desejariam. Esse será o caso do MacBook Air com ecrã OLED, assim como um novo HomePod de preço mais acessível e com um ecrã de sete polegadas.

Os novos modelos do portátil e da coluna inteligente só vão chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2024, de acordo com os rumores mais recentes.

Mas quando chegarem, o MacBook Air será o primeiro da sua série a apresentar um ecrã deste tipo. A Apple vai usar uma tecnologia OLED designada por “pilha de tandem” que traz vantagens inegáveis.

Aumenta a longevidade do painel, otimiza a eficiência energética e ainda “faz maravilhas” pelo brilho. Atributos muito desejáveis num portátil, uma vez que a sua principal funcionalidade é trabalhar em movimento e muitas vezes no exterior.

Mas parece que o “irmão” MacBook Pro vai continuar a integrar ecrãs mini-LED por mais algum tempo e os utilizadores vão ter de esperar por esta atualização tão desejada. As mesmas fontes indicam que não há uma data possível para que também o MacBook Pro ganhe este atributo.

HomePod com ecrã de sete polegadas fica para trás no cronograma de lançamentos

Imagem da coluna inteligente HomePod da Apple
Em 2024, poderá chegar um novo modelo da coluna HomePod da Apple Crédito@Apple

No que diz respeito à coluna inteligente, também há muito que se fala e espera por algo verdadeiramente novo. Parece que a empresa de Cupertino tem guardado um novo modelo que irá apresentar um ecrã de sete polegadas e um preço mais convidativo.

Mas este HomePod está a ficar para trás no cronograma de lançamentos. Tudo porque a Apple está a concentrar todos os seus esforços e recursos no ainda mais falado headset AR/VR, agora conhecido por Reality Pro.

A informação chega através do analista Ming-Chi Kuo que avança que a coluna inteligente só irá chegar às mãos dos utilizadores no primeiro trimestre de 2024.

Mas, dizem os rumores, o novo HomePod vai chegar com suporte para chamadas FaceTime e com recursos dedicados à Apple TV. Por outras palavras, será mais um equipamento direcionado para o universo iOS e ideal para criar em casa um ecossistema “by Apple”.

No entanto, a Apple tem as suas prioridades muito bem definidas e estas não passam nem pelo novo HomePod nem pelo MacBook Air com ecrã OLED. De acordo com os rumores, para o ano de 2023 a Apple tem a força concentrada na redução de custos, no novo iPhone 15 e no muito aguardado headset Reality Pro. Mas até agora ainda só vimos um novo iPhone 14 amarelo…

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt