Apple lança Final Cut Pro e Logic Pro para iPad

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Desde que a Apple começou a utilizar o processador M1 no iPad, que muitos utilizadores pediam que a empresa lançasse os programas de edição Final Cut Pro e Logic para o tablet da ‘maçã’. Esta terça-feira, do nada, a empresa anunciou o lançamento.

Quem tem assim um iPad Air com M1 ou iPad Pro com M2 vai finalmente poder tirar todo o potencial de edição de vídeo e criação musical dos seus tablets. Isto porque as referidas apps ficam disponíveis a partir de 23 de maio na App Store para iPad.

apple

Final Cut Pro e Logic Pro chegam ao iPad a 23 de maio

O Final Cut Pro para iPad apresenta um poderoso conjunto de ferramentas para os criadores de vídeo gravarem, editarem, finalizarem e partilharem, tudo num único dispositivo portátil. Já o Logic Pro para iPad coloca o poder da criação musical profissional nas mãos do criador - não importa onde estejas - com uma coleção completa de ferramentas sofisticadas para composição, criação de batidas, gravação, edição e mistura.

apple

No caso do Final Cut Pro, temos uma interface sensível ao toque, e uma nova jog wheel que promete tornar o processo de edição mais fácil que nunca. Com a função de Live Drawing, podes desenhar e escrever diretamente no topo do vídeo com a Apple Pencil.

Os profissionais de criação musical, agora podem executar as suas obras no iPad. O suporte para Multi-Touch dá aos utilizadores a possibilidade de ‘tocarem’ instrumentos e navegarem pelos projetos de forma simples.

apple

Sistema de subscrição para usar Final Cut Pro ou Logic Pro no iPad

Se és utilizador de Final Cut Pro ou Logic Pro, sabes que estes têm um custo fixo no Mac. No entanto, para iPad a Apple vai optar por um sistema de subscrição de 4,99 dólares por mês ou 49 dólares por ano em cada programa. Os utilizadores poderão desfrutar de um primeiro mês grátis.

O Final Cut Pro será compatível com iPads com processador M1 ou superiores. Já o Logic Pro estará disponível para iPads com A12 Bionic ou superiores. Em ambos os casos, terás de ter o iPadOS 16.4 instalado. Ficam disponíveis na App Store a partir de 23 de maio.

Editores 4gnews respondem:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.