Apple iPhone XR é oficial! Tudo o que precisas de saber do novo terminal

Filipe Alves
Apple iPhone Xs Max iOS
Está já disponível no acabamento RED.

Hoje foi o dia de apresentação dos novos iPhones da Apple. Em conjunto com o iPhone XS e XS Max, a empresa de Cupertino revelou também o novo iPhone XR.

Ao contrário dos outros dois iPhones que foram revelados, este iPhone XR olha de uma forma diferente para o mercado. O terminal dedica-se a um público que não quer gastar tanto na compra de um novo iPhone, porém, querem ter um design idêntico ao novos topos de gama e o mesmo processador.

Vê ainda: iPhone XS e iPhone XS Max anunciados oficialmente

Ainda que se chamasse a este Apple iPhone XR o modelo "Low Cost", podemos confirmar que o valor está longe de ser baixo, aliás, as especificações também. O novo smartphone da fabricante americana chegará ao mercado com vontade de derrubar a concorrência com um valor inferior mas não deixa de ser um investimento considerável.

Este novo iPhone XR não conta com as mesmas câmaras ou ecrã do iPhone XS e XS Max. O smartphone dá-nos uma câmara traseira em vez dos dois sensores revelados nos modelos XS e um ecrã LCD em vez de OLED com resolução HD+.

Apple iPhone XR chegou hoje como uma opção viável aos XS

Teoricamente as cores não serão tão densas e o contraste será melhor. É perfeitamente plausível que a bateria venha a sofrer um pouco mais com esta diferença. Algo que só saberemos na review completa do smartphone.

Este é o modelo mais económico, o "R".

Acima de tudo, a Apple quer com o "XR" atacar um mercado que ainda não domina. Falo obviamente do asiático. Este iPhone XR será o concorrente perfeito para os dispositivos da OPPO, Vivo, Huawei e Xiaomi na China.

Embora a Apple tenha mais peso no mercado ocidental, a empresa continua seriamente abaixo das marcas referidas acima no mercado asiático.

O Apple iPhone XR, tal como os outros iPhones, dá-nos também dual-SIM. Estes são o primeiro dispositivos da fabricante americana a integrar tal tecnologia. Será garantidamente bem recebida em todo o mundo. Infelizmente, funciona com e-SIM, ou seja, pode demorar a chegar a Portugal.

Podemos dizer que o novo iPhone XR segue as pisadas do iPhone 8 com um toque de iPhone X. O painel frontal é idêntico ao modelo "X" do ano passado e a parte traseira faz-nos lembrar o modelo "8" também lançado em 2017.

Preço e disponibilidade do Apple iPhone XR

Ainda que este novo smartphone tenha um valor inferior ao XS e XS Max o iPhone XR continua a ter um valor puxado. O dispositivo chegará ao mercado a começar nos 879€ já no próximo mês. O dispositivo terá a possibilidade de ser comprado em 64GB, 128GB ou 256GB.

Em suma, este iPhone não é para todos os amantes da Apple. Se queres um topo de gama os modelos XS são a melhor opção. Contudo, se queres atualizar o teu velhinho iPhone e queres um terminal de qualidade com um preço mais amigável, acredito plenamente que o "XR" seja uma opção viável.

Editores 4gnews recomendam:

Apple Watch series 4 revelado de forma oficial! Eis as novidades

Apple iPhone X e companhia devem ver hoje o seu derradeiro fim

Apple iPhone XS e iPhone XS Max anunciados oficialmente

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.