Apple: iPhone traz detalhe fundamental no iOS 16. Mas há um senão

Bruno Coelho
Comentar

Esta segunda-feira foi lançada a quinta versão Beta (de testes) do iOS 16 para quem tem um iPhone compatível. E salta à vista uma novidade que os utilizadores de iPhone com notch nunca tiveram acesso.

Algo que a Apple abandonou aquando dos iPhone com notch foi a possibilidade de se ver a percentagem da bateria na barra de estado. Algo que até hoje só podemos conferir fazendo swipe down, e esta aparece no topo da Central de Controlo.

Com a versão Beta 5 do iOS 16 isso acabou. Uma das grandes novidades é que agora o ícone da bateria na barra de estado já pode mostrar a percentagem exata da bateria. E essa é uma novidade que podes ativar ou desativar nas Definições de bateria.

Crédito: MacRumors
Crédito: MacRumors

Esta novidade não está disponível para todos os iPhone com notch

Se tens um iPhone 12, 12 Pro ou 12 Pro Max, esta é uma novidade que vais poder usar. E o mesmo se pode dizer para quem tem um iPhone 13, 13 Pro e 13 Pro Max. Nos modelos mais antigos, também pode ser usada por quem tem um iPhone X e iPhone Xs.

No entanto, esta é uma novidade que parece não estar disponível nos mais recentes iPhone 12 mini e iPhone 13 mini. Está também referido que o iPhone 11 (versões Pro têm) e iPhone XR também não têm acesso a esta novidade.

Esta é uma funcionalidade simples e fundamental que a Apple simplesmente obliterou destes modelos por questões de “espaço” ao longo dos últimos anos. Esperemos agora que acabe por arranjar espaço para esta nos modelos com notch em que ainda não está ativa.

De referir que está uma funcionalidade ainda apenas ativa para quem tem a versão Beta 5 do iOS 16. Só a podes usar se tiveres a versão de testes mais recente. Caso contrário, terás de esperar pela versão final do iOS 16 que chegará em setembro.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.