Xiaomi Redmi K60 estreará a Ilha Dinâmica dos iPhone 14 Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A próxima gama de smartphones Xiaomi Redmi K60 a chegar à Europa como Redmi Note 12 pode, pela primeira vez na história da fabricante, suportar o carregamento sem-fios da bateria. Este trunfo, habitualmente exclusivo dos flagships e smartphones topo de gama, pode, em 2023, integrar os smartphones custo / benefício da tecnológica chinesa.

As informações apontam sobretudo para a gama Redmi K60, os telemóveis lançados apenas na China, o mercado doméstico da fabricante liderada por Lei Jun. Esta tese é avançada pelo leaker Digital Chat Station, fonte com ótimo histórico de fiabilidade no mercado mobile.

A maior evolução na gama Xiaomi Redmi K60, os futuros Redmi Note 12

Xiaomi Redmi K60 Xiaomi Redmi Note 12

Segundo a fonte supracitada podemos ter, num dos modelos de topo, o Snapdragon 8+ Gen 1 como processador eleito, possivelmente, para o Redmi K60 Pro+, futuro Redmi Note 12 Pro+ (Plus).

Para além disso, teste telemóvel poderá chegar ainda com carregamento por cabo a 120 W, tal como os novos Xiaomi 12T e carregamento sem-fios até 30 W.

Redmi is Testing Wireless Charging Technology For K60 Series.

— Ankit (@TechnoAnkit1) 2 de outubro de 2022

Por outro lado, contamos também com a apresentação dos Redmi K60 Pro, para além da versão base, outra das grandes novidades para este smartphone Android.

Aqui, contamos com o carregamento a 67 W, por cabo, tal como o atual Xiaomi 12, para além de carregamento wireless a 30 W, algo que nem mesmo o supracitado Xiaomi 12 possui.

Redmi K60 will receive support for 30W wireless charging. This will be in the basic Redmi K60, and in the top Redmi K60 Pro. But the power of wired charging will be different: 67 watts in the basic version and 120 watts in the top version. The insider also talks about the use of

— Yaroslav Gavrilov (@appletester_rus) 9 de outubro de 2022

Em suma, esta pode efetivamente ser a maior evolução na gama Xiaomi Redmi Note dos últimos anos e ficaremos a conhecer primeiramente as novidades nos Redmi K60, a próxima gama exclusiva da Xiaomi.

Carregamento até 120 W por cabo e até 30 W wireless nos Redmi Note 12

Xiaomi Redmi K60

As novidades para esta linha de smartphones de gama média contempla também novidades para a câmara fotográfica principal tripla que, como podemos ver pelo cartaz publicitário colocado supra, terá uma disposição circular.

Para além disso, a ilha das câmaras mostra-se mais pronunciada e protegida por vidro. Isto para além do novo flash LED mais alongado, com pelo menos uma câmara principal de 108 MP dotada de estabilização ótica da imagem, o OIS.

Porém, talvez o aspeto mais mediático desta gama de smartphones seja a adoção, rápida e plena, da Ilha Dinâmica apresentada com os Apple iPhone 14 Pro. Esta será uma nova forma de aproveitar o notch nos smartphones Android, dotando-o de mais funções.

Ilha Dinâmica dos iPhone 14 Pro pode inspirar os Redmi Note 12

O impacto das novidades Apple toma sempre a indústria de assalto, levando a que várias concorrentes adotem, assimilem, ou simplesmente imitem a tecnológica de Cupertino.

Tal é o caso dos Redmi Note 12 / Redmi K60, de acordo com as fugas de informação até à data. Certo é que carecemos de confirmações para tudo o quanto foi aqui avançado, mas neste ponto damos aos leakers o benefício da dúvida.

Por fim, esta gama de smartphones deve estrear durante as festividades do ano novo chinês. Entretanto, surgirão certamente mais detalhes com as próximas fugas de informação.

According to the latest data, the Redmi K60 series will debut after the Chinese New Year, and it will compete, in particular, with the Realme GT Neo4 and OnePlus Ace 2. Digital Chat Station said the Redmi K60 series will not use a 108-MP camera. It will be replaced by a 50-MP.

— Yaroslav Gavrilov (@appletester_rus) 6 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.