7 dicas para escolher o melhor portátil para Aulas e Universidade

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O computador é uma ferramenta de trabalho fundamental em pleno 2022. Sobretudo agora, neste regresso às aulas, para ajudar os alunos e os pais a tomarem a melhor decisão na escolha do melhor equipamento informático, há alguns indicadores a considerar.

Isto é, algumas das características a ter em conta na hora da compra prendem-se, por exemplo, com a robustez, portabilidade, resistência, conectividade do portátil.

Portátil Aulas

1. Robustez num PC portátil para as Aulas

A vida escolar, é uma prova de fogo para os dispositivos, desde estarem em constante movimento nas mochilas, estes podem também sofrer quedas das carteiras, sofrer derrames de líquidos.

Por isso é importante que se escolham dispositivos preparados para sofrer com esse desgaste. Dispositivos com para-choques de borracha, uma estrutura reforçada para portáteis, que resista a quedas da altura normal de uma secretária e um teclado resistente a derramamentos para uma maior longevidade.

2. Portabilidade num PC

Em segundo lugar, com a normalização da tecnologia dentro da sala de aula, a portabilidade dos dispositivos é um fator a ter em conta, escolher dispositivos leves que permitam facilmente transportar para a sala de aula.

A alternativa, em 2022, pode ser um tablet, sobretudo quando equipado com a capa / teclado e até mesmo a caneta / stylus.

3. Resistência do computador portátil

Os alunos em média passam 8h na escola, por isso é importante escolher dispositivos com uma boa autonomia, para garantir que não haja falhas, pois nem sempre existem tomadas suficientes dentro das salas de aulas.

4. Conectividade do portátil Windows e / ou Mac

A facilidade com que os alunos podem comunicar e utilizar outros dispositivos é um fator muito importante para eles.

A existência de portas USB, LAN, HDMI e fortes capacidades de Wi-Fi e Bluetooth, são muito importantes para garantir a capacidade de realizar e apresentar trabalhos.

Indo mais a fundo, devemos dar prioridade a computadores com suporte para Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 ou Bluetooth 5.3, para além de portas HDMI 2.1, mais "à prova de futuro".

5. Cancelamento de Ruído

A sala de aula por vezes pode ser um lugar barulhento, a capacidade de filtrar o ruido através dos microfones e altifalantes, irão ajudar os alunos a compreenderem-se entre eles.

O mesmo se verifica, em menor extensão, nas videochamadas a partir de casa, onde uma diferente série de distrações pode estar presente. Mais uma vez, bons microfones e uma boa webcam no computador podem fazer toda a diferença.

6. Armazenamento no computador e na cloud

A escolha do armazenamento, já não é uma escolha de apenas da capacidade de memória, existem outros fatores importantes para a escolha do armazenamento.

Para os estudantes é importante perceber as diferenças entre tipos de armazenamento e escolher consoante as necessidades de médio a longo prazo, seja no computador como na cloud.

Portanto, importa ter em consideração características como por exemplo discos SSD. Estes oferecem uma maior durabilidade do que os discos convencionais. Contudo não deixem de perguntar quais as características, para obter o melhor custo benefício.

7. Acessórios para o computador

Para tirar o melhor partido dos dispositivos como o computador portátil, é necessário reforçar com uma boa escolha de acessórios, como mochilas para transportar os materiais. Vejam-se também os ratos e teclados sem fios para uma utilização confortável.

A propósito, podem consultar a lista de melhores ratos para trabalho, com várias opções para diferentes necessidades e orçamentos em pleno 2022.

Em suma, todos os anos, no mês de setembro e de outubro, milhares de crianças e jovens, deram início a um novo ano letivo, desde o ensino primário até ao universitário.

É, portanto, também um período de decisões, nomeadamente na escolha dos materiais a utilizar. Com a normalização do uso das tecnologias na sala de aula, obriga aos pais uma nova decisão sobre a compra de novos dispositivos para o ano.

Por fim, à elaboração desta lista foram também úteis as recomendações da Dynabook para a escolha do melhor computador portátil para cada tipo de utilização.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.