Apple iPhone lidera mercado de smartphones recondicionados em 2022

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A agência Counterpoint Research divulgou recentemente os seus dados alusivos ao mercado de smartphones recondicionados. Esses valores revelam um mercado em crescimento e no qual quase metade das vendas pertenceram aos Apple iPhone em pleno 2022.

Com o preço de novos smartphones a subir a cada ano, é sem surpresa que vemos mais utilizadores a olhar para o mercado de segunda mão. Também não é surpresa que os iPhone sejam dos mais cobiçados mundialmente, resultado da sua grande popularidade, sobretudo junto do público jovem.

Apple iPhone representa quase metade de todos os recondicionados vendidos em 2022

Os números recentemente divulgados pela Counterpoint Research mostram que 49% de todos os smartphones recondicionados vendidos no ano passado foram iPhone. Em segundo lugar surge a Samsung com 26%, seguida pela OPPO (3%) e Vivo (3%).

Apple iPhone

Uma das razões para que a Apple domine este mercado é a sua política aplicável aos modelos recondicionados. A empresa oferece um ano de garantia para baterias e reparações a todos os seus modelos em segunda mão.

O preço é outro fator que ajuda a explicar este cenário e a crescente popularidade do mercado de recondicionados. Nem todos possuem margem financeira para comprar um modelo novo e isso faz com que olhem para os recondicionados como uma alternativa mais económica.

Aliás, espelho desse cenário é o facto de o mercado de recondicionados ter crescido 5% face a 2021, segundo os dados da Counterpoint Research. Em contrapartida, o mercado de novos smartphones contraiu 12% no mesmo período.

Estes dados mostram ainda que o mercado de recondicionados da Apple cresceu 16% no espaço de doze meses. Tal como o número de vendas de modelos novos subiu, também os recondicionados são cada vez mais requisitados.

Segundo Glen Cardoza., analista sénior da Counterpoint Research, a Índia liderou o mercado de recondicionados em 2022. O salto para o primeiro lugar da hierarquia deveu-se à queda de 17% no mercado chinês.

Ainda assim, o mercado de smartphones recondicionados já viu melhores dias. Com os utilizadores a manterem o seu smartphone por mais tempo, a oferta no mercado de modelos em segunda mão tem diminuído, afetando sobretudo mercados emergentes como a América Latina, sudeste asiático e África.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.