Nokia 105 4G (2023) é o novo telemóvel simples e muito barato

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica finlandesa anunciou o lançamento de um novo telemóvel simples, renovado para 2023. Trata-se, com efeito do Nokia 105 4G (2023), a nova iteração do produto icónico, o simples telemóvel com formato de barra, construção plástica e preço muito baixo.

As principais melhorias face ao modelo prévio residem sobretudo na autonomia de bateria, cuja fabricante, orgulhosamente, afirma agora estar ainda melhor. Mais concretamente, poderá durar perto de uma semana de utilização normal centrada nas comunicações.

Telemóvel básico renovado para 2023

Nokia 105 4G (2023)

Atualmente disponível na China por uns meros 229 yuan, cerca de 29 dólares, ou cerca de 27 euros à atual taxa de conversão. É, como podemos constatar, o telemóvel de nova geração mais barato a ser colocado pela Nokia no maior mercado mundial de dispositivos móveis.

Atentanto nas melhorias efetivas, o novo Nokia 105 4G (2023) tem uma bateria de maior capacidade. Mais concretamente, com mais 42% na capacidade de bateria, passando agora para 1450 mAh. Temos também agora 32 GB de armazenamento interno.

Autonomia reforçada no Nokia 105 4G (2023)

Nokia 105 4G (2023)

Além disso, as suas opções de conetividade incluem o Bluetooth 5.0, bem como o suporte para plataformas de música locais. Assim que chegue também à Europa contamos com suporte para Spotify, por exemplo, ainda que tal careça de confirmação.

Em todo o caso, este telemóvel Nokia 105 4G (2023) está disponível em azul-claro e preto como esquemas de cor. Tem um formato simples, com teclas, botões relativamente grandes e traseira com uma ligeira curvatura para facilitar o uso com uma só mão.

Aliás, este pode ser um dos novos e bons telemóveis para idosos. Sobretudo se procuram um telemóvel com teclas, esta poderá ser uma boa compra. Será também um bom candidato para telemóvel secundário, ou de backup, para levar aos festivais de verão, ou durante as caminhadas ao ar livre.

Perfeito para telemóvel secundário com teclas grandes

Nokia 105 4G (2023)

Importa frisar que o Nokia 105 4G (2023) suporte a conetividade 4G LTE com dual-SIM e dual-Standby com cartões nano-SIM. Permite também efetuar chamadas telefónicas com VoLTE HD para maior qualidade na transmissão de voz.

O telemóvel Nokia também dispõe de rádio FM, podendo ser usado como um pequeno rádio de bolso, sem necessidade de acoplar os auriculares para servir de antena. Por fim, e como é óbvio, temos o jogo Snake, entre outros pequenos jogos instalados.

Podemos ainda apontar a presença do processador UNISOC T107 neste telemóvel básico. É um sucessor digno do modelo prévio, podendo dar conta das necessidades básicas dos utilizadores em 2023.

Por fim, aguardamos agora pela sua eventual, e certa, chegada aos mercados da Europa.

Nokia 105 4G (2023)

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.