Apple: iPhone foi o smartphone mais lucrativo deste início de ano

Carlos Oliveira
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A Apple não é a empresa que mais smartphones vende, em volume no mundo, mas isso não é necessariamente mau para a empresa. Aliás, isso é agora comprovado pelo novo relatório da agência de estudos de mercado Counterpoint Research.

Segundo o mais recente relatório desta entidade, a linha iPhone foi aquela que mais lucro gerou para a sua empresa no primeiro trimestre de 2021. A Samsung apresenta-se em segundo lugar, imediatamente seguida pela Xiaomi.

42% de todo o lucro gerado no mercado de smartphones é atribuído à linha iPhone

A Counterpoint Research aponta que, no primeiro trimestre de 2021, foram expedidos 354 milhões de smartphones em todo o mundo. Este é um crescimento de 20% face ao mesmo período de 2020, tendo gerado um lucro global de 113 mil milhões de dólares, distribuídos por todas as marcas presentes no mercado.

Lucros do mercado de smartphones

Aquela que colhe a maior fatia deste lucro é, sem surpresa, a Apple devido à sua linha de smartphones iPhone. Concretamente, estes equipamentos significam 42% dos 113 mil milhões gerados no mercado.

Contudo, isto não significa que estes dispositivos tenham sido os mais vendidos neste intervalo temporal. Em boa verdade, a Apple expediu apenas 16,8% dos 354 milhões que representam o universo em análise.

Estes números são bastante elucidativos da estratégia que pauta as decisões da Apple. A intenção não passa por ser aquela que mais unidades vende em todo o mundo, mas sim por gerar o maior lucro possível para a empresa.

Os iPhone 12 foram os principais impulsionadores dos lucros astronómicos que a tecnológica registou entre janeiro e março deste ano. O destaque recai sobre o iPhone 12 Pro Max, o mais dispendioso desta linha, sendo aquele que maior lucro deu à sua empresa nestes três meses.

Samsung e Xiaomi longe dos valores registados pela Apple

Como já referido, em segundo lugar surge a sul-coreana Samsung, representando apenas 17,5% do lucro gerado neste mercado. É uma diferença abismal para a sua arquirrival e fruto de uma abordagem ao mercado bem distinta.

A Samsung marca presença em todos os segmentos do mercado, desde os modelos mais económicos aos dobráveis com preços proibitivos para a maioria. Mas sendo os seus modelos mais acessíveis aqueles que mais vendem, é natural que o lucro obtido seja inferior.

Note-se, aliás, que os envios subiram face ao período homólogo de 2020, estando agora fixados em 21,7% deste universo. Números impulsionados pela linha Galaxy A, com propostas para diferentes faixas de preço.

A realidade da Xiaomi não é muito diferente, tendo uma diferença entre envios e lucro ainda mais acentuada. No primeiro trimestre deste ano, a tecnológica chinesa expediu 13,7%. No entanto, o lucro respeitante à Xiaomi é de apenas 7,6%.

Um espelho que não deixa dúvidas onde está a real influência da Xiaomi. A empresa chinesa é extremamente popular nos seus dispositivos baratos e isso faz com que os lucros gerados sejam substancialmente menores que algumas das suas maiores rivais.

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Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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