Apple iPhone com ecrã completo já tem data (provável) para chegar às lojas

Carlos Oliveira
Comentar

Um dos rumores mais interessantes acerca do futuro do iPhone passa por um modelo com um ecrã sem qualquer interrupção. Isso só será alcançado quando a Apple reunir a tecnologia necessária para embutir no ecrã o Face ID e a câmara frontal.

Muitas fontes dizem-nos que isso ainda demorará vários anos a ser alcançado, mas há uma fonte fiável que nos dá algo mais concreto. Segundo o analista Ross Young, só em 2027 veremos o primeiro iPhone com ecrã completo.

iPhone 19 Pro será o primeiro smartphone Apple sem interrupções no ecrã

Ross Young é o CEO da Display Supply Chain Consultants, entidade com profundo conhecimento do mercado de ecrãs. É, portanto, uma das fontes mais fiáveis para aferir o que o futuro nos reserva para o ecrã dos Apple iPhone.

Apple iPhone

Recentemente, divulgou um calendário relativo ao futuro do iPhone, em rigor os planos da Apple para os próximos anos. E segundo o que ele revela, só em 2027 veremos o primeiro equipamento com todas as tecnologias embutidas no ecrã.

Com efeito, será com a apresentação do iPhone 19 Pro e iPhone 19 Ultra que a Apple lançará algo semelhante ao ecrã interior do Samsung Galaxy Z Fold4. Por outras palavras, um painel desprovido da Dynamic Island ou qualquer outra interrupção para o Face ID ou câmara frontal.

Esta mudança não será radical, ou seja, haverá uma evolução progressiva até atingirmos o design mais desejado em qualquer smartphone. Mas não será com o lançamento do iPhone 15 Pro e iPhone 16 Pro que essa evolução arrancará.

O primeiro grande passo acontecerá com o lançamento dos iPhone 17 Pro e iPhone 17 Ultra em 2025. Estes serão os primeiros smartphones Apple a contar com o Face ID embutido no ecrã e um pequeno orifício para a câmara frontal.

Nesse mesmo ano, dar-se-á a próxima grande evolução no modelos base do iPhone. Com efeito, será com o lançamento dos iPhone 17 e iPhone 17 Plus que a Apple colocará finalmente uma taxa de atualização de 120 Hz nos modelos base.

Em 2026, ou seja, com a geração iPhone 18 não haverá novidades em ambos os segmentos. Porém, na geração iPhone 19 veremos um ecrã completo nos modelos Pro e Ultra, ao passo que os modelos base herdarão o Face ID embutido no ecrã e um punch hole para a câmara frontal.

Após a conclusão desta contenda, o próximo vetor de evolução da Apple poderá ser a remoção de todas as portas do iPhone. Contudo, ainda não temos um calendário para isso.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.