Apple iPhone com ecrã completo já tem data (provável) para chegar às lojas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos rumores mais interessantes acerca do futuro do iPhone passa por um modelo com um ecrã sem qualquer interrupção. Isso só será alcançado quando a Apple reunir a tecnologia necessária para embutir no ecrã o Face ID e a câmara frontal.

Muitas fontes dizem-nos que isso ainda demorará vários anos a ser alcançado, mas há uma fonte fiável que nos dá algo mais concreto. Segundo o analista Ross Young, só em 2027 veremos o primeiro iPhone com ecrã completo.

iPhone 19 Pro será o primeiro smartphone Apple sem interrupções no ecrã

Ross Young é o CEO da Display Supply Chain Consultants, entidade com profundo conhecimento do mercado de ecrãs. É, portanto, uma das fontes mais fiáveis para aferir o que o futuro nos reserva para o ecrã dos Apple iPhone.

Apple iPhone

Recentemente, divulgou um calendário relativo ao futuro do iPhone, em rigor os planos da Apple para os próximos anos. E segundo o que ele revela, só em 2027 veremos o primeiro equipamento com todas as tecnologias embutidas no ecrã.

Com efeito, será com a apresentação do iPhone 19 Pro e iPhone 19 Ultra que a Apple lançará algo semelhante ao ecrã interior do Samsung Galaxy Z Fold4. Por outras palavras, um painel desprovido da Dynamic Island ou qualquer outra interrupção para o Face ID ou câmara frontal.

Esta mudança não será radical, ou seja, haverá uma evolução progressiva até atingirmos o design mais desejado em qualquer smartphone. Mas não será com o lançamento do iPhone 15 Pro e iPhone 16 Pro que essa evolução arrancará.

O primeiro grande passo acontecerá com o lançamento dos iPhone 17 Pro e iPhone 17 Ultra em 2025. Estes serão os primeiros smartphones Apple a contar com o Face ID embutido no ecrã e um pequeno orifício para a câmara frontal.

Nesse mesmo ano, dar-se-á a próxima grande evolução no modelos base do iPhone. Com efeito, será com o lançamento dos iPhone 17 e iPhone 17 Plus que a Apple colocará finalmente uma taxa de atualização de 120 Hz nos modelos base.

Em 2026, ou seja, com a geração iPhone 18 não haverá novidades em ambos os segmentos. Porém, na geração iPhone 19 veremos um ecrã completo nos modelos Pro e Ultra, ao passo que os modelos base herdarão o Face ID embutido no ecrã e um punch hole para a câmara frontal.

Após a conclusão desta contenda, o próximo vetor de evolução da Apple poderá ser a remoção de todas as portas do iPhone. Contudo, ainda não temos um calendário para isso.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.