Apple: iPad Pro e MacBook Air com atributo muito desejado só chegam em 2024

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Foram já várias as fontes que avançaram que a Apple quer introduzir ecrãs OLED tanto na sua série de tablets como na família de portáteis.

Parece que é certo que a empresa de Cupertino vai seguir esse caminho, mas um iPad Pro e MacBook Air equipados com o tão desejado ecrã só chegam no próximo ano.

iPad Pro irá integrar um ecrã OLED diferente do painel do iPhone

Oled panels for iPad Pro are in development. 4 prototypes 11" and 13" New kind of oled panels, apparently. Very brittle instead of flexible like iPhone oled

— ShrimpApplePro 🍤 (@VNchocoTaco) 1 de abril de 2023

Há muito que se fala da vontade da Apple de integrar ecrãs OLED nas suas famílias de tablets e portáteis. E, de acordo com os rumores mais recentes, a empresa de Cupertino vai mesmo avançar com a integração deste tipo de painel no iPad Pro e no MacBook Air.

Mas teremos de refrear um pouco o entusiasmo. É que, de acordo com várias fontes, os novos equipamentos com este ecrã só vão chegar ao mercado em 2024.

Segundo o leaker ShrimpApplePro, o iPad Pro com ecrã OLED será disponibilizado em quatro modelos com 11 e 13 polegadas. Mas o leaker vai mais longe e avança que o tipo de painel será diferente daquele presente no iPhone.

O que acontece é que os painéis do iPhone estão equipados com tecnologia OLED flexível, mas para os novos tablets a Apple poderá optar por integrar outro tipo de tecnologia OLED. Em cima da mesa estão duas opções.

A primeira é a tecnologia OLED rígida já presente nos smartphone Pixel 6 e Pixel 7 da Google, mas esta fornece uma aparência algo “enrugada” aos equipamentos. Por essa razão, a segundo opção é a tecnologia híbrida que poderia resolver este problema – ou pelo menos, dissimular essa aparência “enrugada”.

Seja qual for a opção da Apple, duas coisas são certas: os iPads Pro com OLED só chegam no próximo ano e podem ter um custo elevado, afinal a produção deste tipo de ecrã é bastante mais cara.

MacBook Air com ecrã OLED e em tamanho mais pequeno

Quanto ao MacBook Air parece que o portátil vai receber o mesmo tratamento e terá também um novo modelo com ecrã OLED. Mas o conhecido analista Ross Young afirma que este equipamento vai apresentar também um novo tamanho de ecrã.

Young está a avançar na rede social Twitter que o novo MacBook Air vai chegar com um ecrã de 13,4 polegadas que vai posicionar-se entre os modelos de 13,3 e 13,6 polegadas.

Esta informação tem a sua relevância, visto que em junho do ano passado a Apple lançou um novo MacBook Air com chip M2 com um ecrã maior de 13,6 polegadas. Parece que o facto de ir optar por um painel OLED fez a empresa de Cupertino dar um passo atrás e optar por um tamanho mais pequeno.

Mas, à semelhança do iPad Pro com OLED, também este novo MacBook Air pode só chegar ao mercado em 2024. No seu último tweet, Ross Young não especifica a data de lançamento deste equipamento, mas anteriormente o analista já tinha avançado que só no próximo ano é que o portátil com ecrã OLED seria disponibilizado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt