Apple iPhone: autonomia de bateria sofre bastante com o novo iOS 16

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O iOS 16 é a mais recente versão do sistema operativo da Apple para os seus smartphones, os Apple iPhone. Contemplando os utilizadores com novas funções e modos de apresentação dos conteúdos, há, infelizmente, um decréscimo apontado para a autonomia da bateria em vários modelos de iPhone.

Ainda que seja expectável, ou perfeitamente normal, sentirmos uma quebra na autonomia nos ciclos de carga imediatos após uma grande atualização de sistema, algo que gradualmente estabiliza, desta feita a diminuição parece ser endémica à nova versão do sistema operativo.

iOS 16 provoca diminuição significativa na autonomia de bateria dos Apple iPhone

Anyone else noticing that their iPhone is rapidly draining their battery since upgrading to iOS 16?

— Kathleen VanDerAa (@VivBlueprint) 26 de setembro de 2022

Os utilizadores têm-se queixado de uma diminuição da autonomia de bateria desde que em meados de setembro este update ficou disponível para todos os modelos de iPhone compatíveis. Apesar de termos, por exemplo, a opção de editar mensagens no iMessage e eliminar o fundo das fotografias, a maior novidade é o modo Always-on-Display.

IOS 16 has really killed my battery 🥲

— yazeerah (@YazeerahB) 20 de setembro de 2022

Este ecrã sempre ligado que, mesmo nos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max com ecrãs LTPO AMOLED cuja taxa de atualização pode baixar para uns meros 1 Hz, comporta sempre um acréscimo no consumo energético.

Ora, em modelos mais antigos de iPhone este consumo é ainda mais impactante ao usarem ecrãs menos eficientes energeticamente e respetivos processadores.

While the AW Ultra's battery life is incredible, that's not the case for the iPhone 14 Pro Max. Could be an iOS 16 thing, but I am struggling to make a full day out of it.

— Michael Kukielka (@DetroitBORG) 26 de setembro de 2022

Face ao exposto, certo é que inúmeros utilizadores de Apple iPhone têm apresentado as suas queixas através das redes sociais após a última atualização de sistema.

Vejam-se, por exemplo, alguns dos relatos replicados nesta peça onde vários utilizadores apontam um cenário similar nos seus iPhone após as últimas novidades da tecnológica de Cupertino.

I need to undo this iOS 16 update, this wallpaper is not worth my battery life becoming non existent

— Hasan (@Hasank0192) 21 de setembro de 2022

Em suma, temos vários relatos concordantes a apontar num mesmo sentido. Após a última grande atualização, independentemente do modelo de telefone, a autonomia de bateria terá sofrido uma diminuição considerável ao ponto de os utilizadores se aperceberem.

Apple já distribuiu duas atualizações de correção como o iOS 16.0.2

📱iOS 16.0.2(20A380)✨/16.1b2(20B5050f)iPadOS 15.7(19H12)/16.1b3(20B5050f)⌚️watchOS 9.0(20R361)/9.1b2(20S5049d)🖥tvOS 16.0(20J373)/16.1b2(20K5046d)💻macOS 12.6(21G115)/13.0b8(22A5352e)🔈audioOS 16.0

— AppleVersions (@appleversions) 22 de setembro de 2022

Infelizmente nem mesmo a distribuição das novas versões iOS 16.0.2 estará a resolver o problema da autonomia de bateria. Entre as principais causas para a diminuição deste aspeto crucial está o feedback vibratório do teclado. Isto é, o novo haptic feedback disponível para o teclado da Apple.

Note-se que ao ativar a função de haptic feedback para o teclado, sempre que estivermos a escrever, os motores de vibração estarão a trabalhar. É uma das novidades do novo iOS, mas não sem as suas consequências.

Neste caso, a Apple estará a empregar ambos os motores para uma sensação mais precisa, mas comportando assim um maior consumo energético. Aliás, a própria tecnológica já terá advertido para o possível (e verificado) impacto desta função na autonomia.

Aguardamos agora pela distribuição do próximo iOS 16.0.3

Por fim, ainda que nem todos os utilizadores estejam a sentir a mesma diminuição de autonomia de bateria, a verdadeira razão para este decréscimo pode nunca ser revelada.

Em suma, apesar de todo o exposto supra, aguardamos agora por uma nova correção sob a forma do iOS 16.0.3 para, esperamos nós, atenuar esta sintomática generalizada nos Apple iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.