Apple iPhone 14 Pro: as duas inovações que me farão comprar o smartphone iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A próxima geração de smartphones iOS chegará em setembro de 2022 caso a Apple decida manter o seu calendário habitual de apresentações para os seus iPhone.

Aí, entre outras novidades, ficaremos a conhecer o smartphone Apple iPhone 14 Pro com novas câmaras fotográficas e demais novidades que me poderão fazer optar pelos novos produtos Apple.

A fotografia e o vídeo serão, com efeito, duas das prioridades dos modelos Pro, tal como na atual e anteriores gerações deste icónico produto. Assim, para 2022, podemos ter uma das maiores atualizações de câmaras com um novo sensor de 48 MP para este modelo.

A geração Apple iPhone 14 deve ser apresentada em setembro de 2022

If this design change of the iPhone 14 Pro turns out to be true, along with some greater changes in the overall specs of the phone, it might be a perfect reason for me to finally upgrade from my iPhone 11. pic.twitter.com/TI3Mq78Qp8

— Alvin (@sondesix) 11 de janeiro de 2022

Estas informações, de cariz não oficial, são avançadas pela agência de análise de mercado TrendForce, apontando que o modelo Apple iPhone 14 Pro usará pelo menos uma câmara de 48 MP. Recordamos que o atual iPhone 13 Pro tem uma câmara tripla de 12 MP. Aliás, também a câmara frontal deste modelo apresenta uma resolução de 12 MP.

Assim, a par das sugeridas alterações para o formato do notch que, finalmente, pode ser drasticamente reduzida em linha com as tendências atuais de mercado, também as câmaras fotográficas poderão aumentar de resolução.

Caso tal se verifique, será a terceira vez que a Apple aumentaria a resolução das suas câmaras na história dos iPhone. Evocando o passado, tivemos a subida entre o iPhone 4 para o 4S de 5 MP para 8 MP; a subida do iPhone 6 para iPhone 6S passando de 8 MP para 12 MP. Ou seja, se o relato da TrendForce tiver fundamento, será um momento digno de nota na história do iPhone.

A maior resolução - de 12 MP para 48 MP - pode trazer a gravação de vídeo em 8K

We now believe Apple will have a hole + pill design on the iPhone 14 Pro and Pro Max models. The smaller hole will not be invisible...The two hole concept will be unique to Apple, like the notch, not similar to all the pill models from Huawei...Let's see those new renders pic.twitter.com/Udt8cTKzPZ

— Ross Young (@DSCCRoss) 12 de janeiro de 2022

Importa ainda notar que, a par das alterações à notch, atualizando finalmente o design frontal do produto, as câmaras continuarão a ser o foco das maiores melhorias. Algo que, para este vosso autor, é de grande importância e fará a diferença na hora da compra.

Em causa está a versatilidade proporcionada por um smartphones em contraste com as soluções convencionais de fotografia. Isto porque nem sempre podemos pegar numa câmara propriamente dita, ou o local e condições obrigam ao tempo de ajuste de que nem sempre dispomos e que num smartphone é feito de forma automática.

Ou seja, a fotografia computacional continua a apresentar significativas melhorias ano após ano, tornando os dispositivos móveis bons substitutos das câmaras fotográficas compactas.

Sintetizando, caso a Apple atualize efetivamente o design da notch, reduzindo-o para parâmetros equiparáveis aos dos smartphones Android e caso a câmara traga as supracitadas melhorias, muito provavelmente este será o ano em que comprarei o Apple iPhone 14 Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.