Apple iPhone 14 chegam a 7 de setembro, eis o que esperar!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Apple tem por hábito apresentar os novos smartphones iOS em meados de setembro no seu já tradicional evento de outono. Por via da regra, o certame tecnológico tende a ser celebrado na primeira, ou segunda, terça-feira do mês. De preferência, sem grandes feriados ou interrupções prévias que possam diluir as atenções dos entusiastas e consumidores em potencial.

Para este ano a maioria dos rumores tem sugerido o dia 7 de setembro para a apresentação dos Apple iPhone 14. Este é o dia que reúne maior consenso junto do leakers e fontes habituais de informação prévia. A propósito, cumpre mencionar que a 5 de setembro se celebra o Dia do Trabalhador nos EUA, pelo que a 6 de setembro será essencialmente dia de descanso. Já o dia 7 parece ser uma boa janela para a apresentação dos novos produtos Apple.

7 de setembro é a data que reúne mais consenso junto da comunidade Apple

You should keep an eye on September 7 as well as the Apple website that day pic.twitter.com/ryxoJr164u

— iHacktu (@ihacktu) 7 de agosto de 2022

Temos assim várias fontes a apontar para o dia 7 de setembro como, por exemplo, o perfil de Twitter @ihacktu a apontar também o dia 7 que, calhando numa quarta-feira, já não coincidiria com o rescaldo de um feriado nacional. Entretanto, várias fontes foram somando as suas previsões a este leaker, apontando também para o mesmo dia 7 de setembro.

Heard Apple event is September 7th now from a different source

— Max Weinbach (@MaxWinebach) 10 de agosto de 2022

Em particular, recordamos a publicação do leaker Max Weinbach, outra das fontes com sólida reputação no setor. Também ele, citando outras fontes que não as de @ihacktu, apontavam para o dia 7 de setembro.

Mais recentemente, o jornalista de tecnologia do grupo Bloomberg, Mark Gurman, veio indicar, também ele, o dia 7 de setembro para a apresentação Apple. Esta fonte veio ainda reiterar a possibilidade de os novos Apple iPhone 14 chegarem ao mercado cerca de uma semana após a apresentação, a 16 de setembro.

Quatro novos Apple iPhone 14 para dominar o mercado em 2023

Posting iPhone 14, 14 Max, 14 Pro and 14 Pro Max volumes to my Super Followers now. Which model has the highest volumes by month and through September?

— Ross Young (@DSCCRoss) 22 de agosto de 2022

Segundo analistas de mercado e leakers próximos da Apple, este ano teremos quatro modelos, com o Mini a ser retirado de circulação pela fabricante norte-americana.

A saber, teremos os seguintes modelos:

  • Apple iPhone 14 (6,1 polegadas) - chip A15 Bionic a 5 nm; câmara dupla
  • iPhone 14 Max (6,7 polegadas) - chip A15 Bionic a 5 nm; câmara dupla
  • Apple iPhone 14 Pro (6,1 polegadas ProMotion a 120 Hz) - chip A16 Bionic a 4 nm; câmara tripla
  • iPhone 14 Pro Max (6,7 polegadas ProMotion a 120 Hz) - chip A16 Bionic a 4 nm; câmara tripla

Está previsto, desde logo, um aumento no preço na ordem dos 100 euros para cada modelo Pro face aos valores praticados na geração atual. Desse modo, podemos estar a olhar para 1 279 € para o iPhone 14 Pro e 1 379 € para o modelo iPhone 14 Pro Max.

Apple iPhone 14

Os modelos Pro serão os únicos com ecrã ProMotion, ou seja, painel AMOLED com alta taxa de atualização a 120 Hz. Para além disso, o atual modelo mini com ecrã de 5,4 polegadas será, ao que tudo indica, substituído pelo modelo iPhone 14 Max com ecrã de 6,7 polegadas de diagonal.

Entre as mudanças geracionais contamos ainda com a redução e alteração do formato da notch nos modelos Pro. De acordo com os rumores até à data, nestes modelos mais caros a notch terá o formato de um círculo e um pequeno "comprimido". Terá as mesmas funções e possivelmente uma câmara frontal melhor, mas ocupará consideravelmente menos espaço de ecrã.

Apple iPhone 14 PRo

As alterações ao formato do "entalhe", bem como as melhorias na câmara frontal serão acompanhadas por melhorias significativas na câmara traseira. Esta, permanecerá tripla, mas deve receber novos sensores de 48 MP face aos atuais sensores de 12 MP.

Em simultâneo, contamos com um reforço geral para o desempenho, com todos os modelos a apresentarem melhorias, mesmo que tangenciais. O mesmo pode ser dito, aliás, da autonomia de bateria que será consideravelmente melhor nos modelos Pro graças ao chipset com litografia de 4 nm.

Uma nova geração de relógios Apple Watch Series 8

Apple Watch Series 8

A acompanhar a gama iPhone 14 teremos uma nova geração de smartwatches da maçã. Ao que tudo indica, os Apple Watch Series 8 serão compostos por dois novos modelos. A saber, teremos o modelo base, homónimo e o modelo Pro, mais robusto.

Em simultâneo contamos também com uma renovação para o smartwatch Apple mais barato, o modelo SE (2022). Também este produto deverá receber melhorias significativas e substituir um dos mais populares relógios de Cupertino.

Relativamente ao modelo Pro, tudo indica que este será apontado para desportistas e grandes entusiastas da atividade física. Será, possivelmente, mais robusto e bem preparado para atividades ao lar livre, com sensor de temperatura, entre outros incrementos.

Teremos também novos tablets Apple iPad

Teremos também novidades para os tablets da maçã. Segundo as informações, podemos ter um novo iPad barato, novos iPad Pro e, quiçá, novos iMac num evento que se espera pré-gravado pela gigante de Cupertino.

Por fim, reiteramos que estas informações não são oficias. Aliás, nem mesmo a data do evento foi confirmada pela empresa de Tim Cook, ainda que tal não deva tardar. Até lá, permanecemos atentos às novidades.

iPhone 14 Pro lineup in new gorgeous finishesmade by @aaple_lab x @ihacktu | Render based on leaks#iPhone14Pro #iPhone2022 #Apple #aaple_lab #AppleEvent #render pic.twitter.com/p6DaWQeh7K

— Konstantin Konovalov (@aaple_lab) 18 de agosto de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.