Netflix não colocará publicidade nestes filmes e séries no seu plano barato

Rui Bacelar
Comentar

A Netflix introduzirá um novo plano de subscrição barato no início do próximo ano. Será, sobretudo, sustentado pela publicidade apresentada na plataforma e, desde a sua confirmação, só temos recebido más notícias sobre as suas condições de utilização.

Há, contudo, algumas notícias mais animadoras que agora chegam à Internet. Ao que tudo indica, nem todos os conteúdos da Netflix, os respetivos filmes e séries, deverão apresentar anúncios. Em particular, não será apresentada publicidade para as crianças.

Crianças ficam resguardadas da publicidade no plano barato da Netflix

New: Netflix doesn't plan to run ads during kids shows or original movies, per several sources. Some partners also won't let run ads in certain programs.More on the company's plans -->https://t.co/3aakDWwphr

— Lucas Shaw (@Lucas_Shaw) 19 de agosto de 2022

Ainda que neste plano barato a resolução máxima do streaming possa ficar limitado aos 480p, e não seja possível fazer download dos conteúdos para ver offline, nem tudo são más notícias. De acordo com o relato da Bloomberg, alguns conteúdos não terão publicidade.

A publicação cita fontes próximas da matéria, referindo que a própria Netflix já terá garantido às parcerias comerciais que não colocará publicidade em programas infantis. A fonte, que preferiu manter-se anónima, reporta também que esta medida resulta das imposições de diversos estúdios e produtoras de conteúdos para crianças.

Assim, por imposição das partes, a Netflix não deverá colocar publicidade, ou apresentar anúncios em todo o conteúdo destinado aos utilizadores de mais tenra idade. Esta imposição resguardará o público mais sensível das "tentações" da indústria do marketing.

Note-se ainda que, também por imposição das entidades reguladoras, este tipo de programas para crianças na Netflix deverá manter-se a salvo da publicidade.

Filmes e séries originais Netflix inicialmente sem publicidade

Para além disso, a Netflix não deve colocar publicidade nos seus filmes e séries originais, pelo menos durante a sua estreia. Em seguida, com o decorrer do tempo, ou caso o utilizador volte a assistir a estes originais Netflix, a publicidade já deve figurar.

Importa ainda notar que, de acordo com o mesmo relato, também os programas para crianças poderão, futuramente, apresentar publicidade. Não o farão, contudo, num período inicial de duração não especificada de momento.

Em causa estão as exigências de parceiros como a Sony Group Corp., Paramount Global, e Warner Bros que já terão licenciado conteúdo infantil para a Netflix apresentar na sua plataforma. Aliás, cerca de 15% do valor do licenciamento dos conteúdos terá sido alocado para que a Netflix não introduza publicidade neste material.

Por outro lado, a apresentação de publicidade nos seus originais, antes ou após a sua exibição, poderá atenuar o impacto negativo da sua colocação. Ainda assim, os analistas acreditam que a Netflix pode rentabilizar eficazmente os seus conteúdos ao manter "limpos" determinados conteúdos como filmes e séries populares, pelo menos durante algum tempo.

Muito pode ainda mudar neste plano barato com publicidade na Netflix

Por fim, este plano de subscrição barato para a Netflix será introduzido com o intuito de recuperar utilizadores perdidos e granjear novos subscritores. Em simultâneo, a plataforma de streaming espera acabar com a partilha de contas.

Porém, numa perspetiva mais realista, o novo plano, caso seja efetivamente barato, poderá atenuar este fenómeno. Ou seja, a partilha de credenciais dificilmente acabará, mas pode ser efetivamente reduzida com novos planos vantajosos para o utilizador.

Caveat: Netflix's ad plans are still in the works, could change, yadda yadda yadda.

— Lucas Shaw (@Lucas_Shaw) 19 de agosto de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com