Apple iPhone 13 vai surpreender-te com as velocidades Wi-Fi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones Android de última geração têm geralmente o mais recente padrão de conexão à Internet via Wi-Fi, mas o mesmo não é verdade no atual alinhamento da Apple com os iPhone 12. Mais concretamente, versamos agora sobre o padrão Wi-Fi 6E.

O padrão Wi-Fi 6E atesta o suporte para o espectro de redes wi-fi a 6 GHz para uma conexão ainda mais veloz à Internet, além de diminuir a latência face a gerações anteriores. Em 2021, a Apple deve equipar os seus iPhone 13 com este novo padrão.

A Apple trará finalmente o padrão Wi-Fi 6E para os iPhone 13

A informação é agora avançada pela publicação Digitimes com base em fontes próximas das cadeias de produção em Taiwan. Note-se que este mesmo padrão de velocidade para a ligação wi-fi já está presente em topos de gama como o Samsung Galaxy S21 Ultra.

Mas afinal, no que consiste o Wi-Fi 6E e como se diferencia face às gerações anteriores? De um modo sucinto, significa que um dispositivo móvel com este padrão pode tirar partido de mais canais, de uma frequência mais abrangente que não só aumentará a velocidade de ligação à Internet, como também diminuirá interferências, aumentará a estabilidade e possível congestão.

Em síntese, funciona tal como uma ligação Wi-Fi 6 via 5 Ghz, mas com muitos mais canais disponíveis. Na prática, tem até 14 canais adicionais na frequência de 80 MHz, além de 7 outros canais a 160 MHz. É um salto exponencial na qualidade da ligação.

Ligação mais forte, rápida e menos propensa a congestão de canais

Apple iPhone 13

As vantagens do padrão Wi-Fi 6E são inegáveis. Agora, resta aguardar pela confirmação da Apple, algo que só deverá acontecer em setembro próximo. Recordamos os nossos leitores que essa é a data apontada até ao momento para a apresentação dos iPhone 13.

Com efeito, este ano a tecnológica de Cupertino deverá voltar ao seu tradicional calendário de lançamentos. Em 2020 a fabricante acabou por atrasar a apresentação dos atuais iPhone 12 devido aos rigores impostos pela pandemia da COVID-19.

A geração iPhone 13 deve chegar em setembro próximo

Note-se ainda que, para além da inclusão do padrão Wi-Fi 6E, os novos iPhone para 2021 trarão o novo processador Apple A15 Bionic. A isto somar-se-á uma melhor gestão energética - maior autonomia - melhores câmaras fotográficas, tanto para vídeo como para captação de imagem.

Teremos ainda novos ecrãs LTPO OLED nos modelos Pro que permitirá tirar partido de frequências de atualização dinâmicas. É também provável que a Apple dote todos os quatro modelos esperados com o sensor ToF LiDAR, entre outras melhorias.

Por fim, podem acompanhar o resumo das novidades esperadas no nosso artigo prévio. Aí reunimos as principais novidades apontadas para a próxima geração de smartphones Apple. Note-se, contudo, que não são informações oficiais.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.