Apple: estes foram os modelos de iPhone mais vendidos no último trimestre

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os smartphones iOS estão entre os dispositivos móveis mais cobiçados do mercado, mas há modelos que granjeiam uma maior preferência dos consumidores. Com efeito, a empresa de análise de mercado Consumer Intelligence Research Partners mostra-nos agora isso mesmo no seu mais recente relatório. O período em análise foi o segundo trimestre de 2021.

Estes modelos são a opção mais cara da gigante norte-americana, o Apple iPhone 12 Pro Max. Imediatamente em segundo lugar está a opção base da geração anterior, o Apple iPhone 11. Estes foram os smartphones iOS mais vendidos entre os últimos meses de abril até junho de 2021.

O modelo favorito dos consumidores foi o Apple iPhone 12 Pro Max

A agência de análise de mercado sondou cerca de 500 consumidores Apple inquirindo-os sobre as suas preferências. Importa ainda frisar que a empresa de análise abordou não só os iPhone, mas também outros produtos Apple como os iPad, Mac e Apple Watch.

Entre estes, contudo, destacar-se-iam os iPhone como produto mais popular da gigante de Cupertino. Não obstante, a empresa aponta que o iPhone 12 mini não foi de todo o modelo mais cobiçado, bem pelo contrário, a versão compacta do novo iPhone ficou relegada para o fundo da tabela.

Em seguida podemos ver a distribuição de vendas pelos vários modelos de iPhone cada qual representado por uma cor distinta. Atente-se aos três meses em análise, bem como à comparação entre os meses de junho de 2020 e junho de 2021.

O iPhone 12 mini volta a desiludir face aos demais smartphones Apple

Com efeito, apenas 5% dos consumidores mostraram a sua preferência pelo modelo iPhone 12 mini. Este mesmo valor foi registado no iPhone XR, outro dos modelos mais baratos vendidos pela tecnológica norte-americana.

Entre os inquiridos a preferência recaiu nos modelos Apple iPhone 12 Pro Max e no modelo base da geração anterior, o Apple iPhone 11. Cada um destes modelos reuniu 23% da quota de telefones Apple vendidos no trimestre em análise.

Mais ainda, os quatro modelos da geração atual - iPhone 12 - totalizaram 63% da preferência dos consumidores. É um sinal expressivo da adesão aos novos telefones de Cupertino, denotando a boa aprovação dos mesmos pelo público.

Por outro lado, durante o mesmo período (2.º trimestre) de 2020 a gama iPhone 11 reuniria 65% da preferência dos consumidores. É, acima de tudo, um atestado de confiança aos produtos da maçã, além de uma sólida prova da estabilidade para a tecnológica.

Os consumidores optaram pelos Apple iPhone mais caros

Segundo a Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) os consumidores optaram sobretudo pelo modelo mais caro da Apple. Isto, por sua vez, fez aumentar o preço médio dos telefones Apple vendidos no mercado em análise, os Estados Unidos da América.

Assim, este valor aumentou para 869 dólares no trimestre entre abril e junho de 2021, sendo "consideravelmente superior face ao trimestre homólogo", segundo a agência.

Por fim, a CIRP destaca ainda como positiva a maior tendência de compra de equipamentos Apple através das lojas físicas da maçã. É um sinal da maior adesão aos canais oficiais de Cupertino, desde a sua loja online às suas lojas físicas.

Os indicadores aqui apresentados são um bom augúrio para o lançamento da próxima geração de telefones iOS. Até ao momento, contamos com a apresentação dos iPhone 13 no próximo mês de setembro, com o lançamento no mercado a ocorrer pouco depois.

Ainda que o mercado atravesse uma escassez de componentes que ameaça atrasar o lançamento de vários produtos, a Apple terá contornado estas dificuldades ao dar início à produção em massa dos novos iPhone algumas semanas mais cedo.

Numa última nota, reunimos as novidades esperadas para os próximos iPhone em artigo prévio, com a súmula do que tem vindo a ser divulgado na Internet.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi alcança feito inédito ao ultrapassar a Apple e tomar o 2.º lugar no mercado global
  • Android 12 deslumbrará os utilizadores com o design Material You da Google
  • Smart TV rolável da LG já tem preço: é mais barato comprar um Tesla
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.