Google tem novo truque para apagares o histórico de pesquisas no teu iPhone

Rui Bacelar
Comentar

A Google disponibilizou agora para os utilizadores iOS uma nova opção que lhes permite apagar, rapidamente, o histórico de pesquisas no respetivo iPhone. O novo "truque" surge enquadrado na atual política Apple que continua a advogar o reforço da privacidade.

As novidades estão assim presentes na aplicação Pesquisa Google (Google Search) na aplicação para iOS. O anúncio foi feito pela gigante das pesquisas na última quinta-feira (15), garantindo a tecnológica que a mesma benesse chegará também ao Android.

Há um novo atalho rápido para apagar o histórico de pesquisas Google

Google

Foi através de uma publicação no seu blog oficial que a tecnológica deu a conhecer as novidades já disponíveis para iOS. Note-se, no entanto, que esta implementação chegará aos utilizadores Android em ocasião posterior, sem que a Google especificasse datas.

Portanto, para recuar no tempo e apagar todo o histórico de pesquisas nos últimos quinze minutos, este é o procedimento que devem fazer nos respetivos Apple iPhone.

Em primeiro lugar é necessário abrir a app Google para iOS. Esta sinalizada com o ícone "G" colorido. Em seguida é necessário tocar na imagem de perfil do utilizador - localizada no canto superior direito. Logo após, tocar em "Apagar os últimos 15 minutos".

A Google quer manter os seus utilizadores mais protegidos

O procedimento supracitado permite assim aos utilizadores de Apple iPhone apagar os principais vestígios da aplicação Pesquisa Google de modo sucinto. É um novo atalho, ou controlo de privacidade para controlar os últimos 15 minutos de atividade.

Nessa mesma publicação, a tecnológica norte-americana aproveitou também para dar a conhecer alguns dos esforços que está a tomar no sentido de manter o utilizador mais seguro ao navegar online. A súmula está presente no vídeo acima.

Por exemplo, caso ativem a eliminação automática do histórico de pesquisa Google, podem navegar anonimamente. Isto porque a aplicação apagará os traços de pesquisa, bem como os dados deixados nas outras apps Google a cada 3 meses, 16 meses, ou 36 meses.

Já para novas contas Google a opção de apagar automaticamente estes registos de utilização está definida para 18 meses. No entanto, é possível definir um maior intervalo de tempo até que estes dados sejam eliminados.

Podem tirar partido do Privacy Checkup da Google

Google Privacy

A Google quer guiar o utilizador neste procedimento de verificação de segurança e integridade dos seus dados. Para tal implementará uma visita guiada do seu Security Checkup com recomendações personalizadas que nos permitirão ver quão fortes são as nossas defesas. Medidas como esta estão integradas na plataforma Privacy Checkup disponibilizada pela gigante das pesquisas.

Esta plataforma - Privacy Checkup - pode, pode exemplo, verificar quantas e quais aplicações de terceiros têm acesso às informações de conta Google. De igual modo, também afere a qualidade e força das palavras-passe com o Google Password Manager.

Mais ainda, também teremos mais avisos - em iOS e posteriormente em Android - se alguma destas palavras-passe tiver sido comprometida. Desse modo, o utilizador pode alterar esta credencial rapidamente e evitar possíveis danos ou ataques.

Por fim, estas e outras medidas de segurança e privacidade estão a ser preparadas pela Google. O seu programa Google Safe Browsing quer entregar mais controlos, ferramentas e garantias aos utilizadores de ambas as plataformas.

É, em síntese, uma iniciativa salutar e bom leque de ferramentas já disponíveis para utilizadores Apple. Os demais - utilizadores Android - terão que aguardar um pouco mais.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.