Apple iPhone 13: há um país na Europa onde tem auriculares na caixa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

França é irredutível na proteção do consumidor e no garante daquele que considera ser um acessório indispensável para a segurança dos seus cidadãos, os auriculares. Desse modo, na caixa de cada Apple iPhone 13 continuam a ser incluídos os earpods.

A justificação prende-se com a exigência do "Kit de mãos livres", algo muito apreciado pelos gauleses para mediar chamadas telefónicas e proteger as crianças. Como tal, a existência de uns auriculares com cada novo smartphone é considerada relevante.

França obriga Apple a incluir earpods nos iPhone 13

Apple iPhone 13 Pro
A caixa de uma unidade de Apple iPhone 13 Pro com os auriculares - earpods - incluídos.

Por via da lei, em França todos os quatro iPhone 13 continuam a chegar às mãos dos consumidores com EarPods nas respetivas caixas. A imposição legal estipula que cada dispositivo móvel deve incluir um "kit de mãos livres" para proteger as crianças com menos de 14 anos da radiação eletromagnética.

Recordamos que também com a geração anterior - iPhone 12 - a Apple foi obrigada a incluir este mesmo acessório. Desse modo, em França os novos iPhone 13 chegam às mãos dos consumidores em duas caixas. A primeira é a caixa convencional do telefone. A segunda inclui os auriculares EarPods com conexão Lightning, resultando efetivamente em mais cartão por consumidor.

EarPods visam proteger crianças da radiação eletromagnética

Apple Earpods
Os EarPods têm um preço unitário de 19,00 € no website da Apple.

O anúncio de remoção dos carregadores e earpods foi feito pela Apple em outubro de 2020, aquando da apresentação dos iPhone 12. A medida causaria bastante consternação na comunidade online, só para ser seguida pelas principais fabricantes rivais.

Em sua defesa a Apple cita razões ambientais de sustentabilidade, bem como o esforço da redução do uso de plásticos. Por outro lado, os novos consumidores acabam privados destes acessórios, sem que tal se reflita no preço final do dispositivo móvel.

Como tal, foram várias as agências estatais de defesa do consumidor, sobretudo no Brasil e na França, a reclamar junto da gigante de Cupertino. Para a nação gaulesa a imposição foi rapidamente acatada pela Apple que passou a incluir estes auriculares básicos.

Apple iPhone 13
A caixa dos Apple iPhone é consideravelmente mais fina desde os iPhone 12.

Por outro lado, a Apple afirma também que os consumidores estão já habituados a usar soluções sem-fios. Isto é, auriculares Bluetooth como os seus AirPods, ou outros dispositivos equivalentes. Se, efetivamente, a preocupação ambiental é a mais importante para a Apple é algo que continua a ser debatido.

Por fim, a Apple continua a vender os auriculares EarPods com ligação por cabo lightning na sua loja oficial. O preço destes auriculares é de 19 €, estando disponíveis globalmente.

Em Portugal os novos Apple iPhone 13 estão desprovidos de carregador e de auriculares, tal como nos principais mercados globais.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.