iPhone 15 Pro: novos botões terão níveis de sensibilidade personalizáveis

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

São vários os rumores a sustentarem que a Apple irá mudar os botões seletores de volume e power nos iPhone 15 Pro. Ao invés de implementar os tradicionais botões mecânicos, transitarão para botão capacitivos ou solid-state.

Uma comparação simples é o botão home que a Apple utilizou no iPhone 8 e que ainda pode ser visto no iPhone SE. Agora, através de um utilizador dos fóruns da MacRumors, ficamos a saber um pouco mais acerca do seu funcionamento.

Apple trará aos iPhone 15 Pro botões com diferentes níveis de sensibilidade à pressão

Esta fonte foi a mesma que previu a implementação da Dynamic Island nos iPhone 14 Pro, portanto, merece o nosso voto de confiança. Na sua nova previsão, ele informa que a Apple possibilitará uma alternância de sensibilidade nestes botões.

iPhone 15 Pro

Isto significa que os botões laterais dos iPhone 15 Pro poderão identificar diferentes níveis de pressão. A principal vantagem desta abordagem é a possibilidade de estes funcionarem mesmo quando o utilizador usar luvas.

Para perceberes a importância desta opção, importa falar um pouco acerca do funcionamento deste tipo de botões. Os botões capacitivos carregam e descarregam continuamente o sensor com uma pequena corrente elétrica.

Estes são acionados apenas quando algo com carga elétrica armazenada toca no sensor e altera a sua capacitância. Quer isto dizer que necessitam do contacto da pele, já que o corpo humano consegue armazenar e descarregar energia elétrica.

Quando o utilizador usar luvas ou tiver uma capa de proteção aplicada no seu iPhone, o contacto direto com a pele humana não estará disponível. É aí que entram em ação os ajustes de sensibilidade de pressão nos botões que serão aplicados nos iPhone 15 Pro.

Outra mudança que a Apple fará na lateral dos seus novos smartphones é a opção por um botão único para seleção de perfis de áudio. Ao invés do alternador existente deste o primeiro iPhone, tudo indica que passaremos a contar com um botão de ação similar ao usado no Apple Watch.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.