Apple e Google criam sistema que indica a localização de doentes com Covid-19

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A pandemia de Covid-19 tem um impacto enorme a nível global e ninguém pode ficar indiferente ao que se está a passar. Aqui incluem-se também as empresas de tecnologia, que têm arranjado formas de tentar combater esta doença.

O mais recente caso vem de um esforço conjunto entre a Apple e a Google. As duas gigantes americanas anunciaram um sistema que permitirá aos utilizadores saberem se estiveram em contacto com um infetado com o Covid-19.

Smartphone usará o Bluetooth para saber quem esteve perto de ti

Existem notícias de que alguns países podem estar a usar dados de GPS dos cidadãos para saber se estes estão a violar a quarentena. Tal método tem levantado inquietações no que respeita à privacidade das pessoas.

O sistema que a Apple e a Google desenvolveram baseia-se em comunicações Bluetooth de curto alcance. Este método não permite saber onde uma pessoa esteve, mas apenas aferir se o individuo A esteve próximo do individuo B.

Os dados obtidos por este sistema estarão à disposição das aplicações das autoridades de saúde mundiais. No caso de um utilizador ser infetado com o Covid-19, essa informação deverá ser carregada na aplicação oficial da sua autoridade de saúde.

Ao obter esta informação, a aplicação irá cruzar dados de todos os equipamentos que estiveram próximos do smartphone do infetado. A esses, será posteriormente enviada uma mensagem a dar conta de que se cruzaram com um infetado com o novo coronavírus.

Sistema foi desenvolvido a pensar na privacidade dos utilizadores

Tal como mencionei acima, a criação da Apple e Google não permitirá saber exatamente onde estiveste. Em suma, aquilo que ele fará é identificar os smartphones que estiveram próximos do teu, durante um período de cinco minutos.

Na base dados criada, apenas serão guardadas chaves anónimas. Assim que alguém reportar estar infetado com o Covid-19, a base de dados irá procurar quais chaves estiveram em contacto com ela, durante o período que se julga ser aquele em que a pessoa esteve contagiosa.

Claro que tudo isto se aplicará apenas a quem tiver as aplicações instaladas nos seus smartphones. As respetivas API´s só serão enviadas para as autoridades de saúde a meados de maio, o que significa que a sua implementação ainda demorará.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google lançou um novo teclado para o Android! Este é destinado aos invisuais
  • Google toma novas medidas em todos os smartphones para atualizações do Android
  • Renovado AirPower da Apple poderá ter sido fotografado
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.