Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

FIFA e Netflix lançam jogo do Mundial de futebol, mas há más notícias para Portugal

O novo título promete transformar a tua TV numa consola, mas os subscritores portugueses vão ter uma grande desilusão já no dia 11 de junho.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
jogador de football
Foto de Edoardo Busti

O Mundial de 2026 arranca já na próxima semana, no dia 11 de junho, e a febre do futebol está prestes a invadir o planeta. Para marcar o começo da maior prova de seleções do mundo, a Netflix uniu-se à FIFA para um lançamento que tinha tudo para ser incrível: um jogo de futebol para todos os subscritores do serviço de streaming.

Chama-se “FIFA World Cup: Launch Edition” e promete o pontapé de saída ideal para a competição. No entanto, temos más notícias para os utilizadores portugueses. Mais uma vez, Portugal foi deixado para trás pela plataforma de streaming.

Espanha e Brasil jogam na TV... Portugal fica na bancada

Apesar de estarmos a pagar subscrições cada vez mais caras após os sucessivos aumentos de preços da Netflix, o nosso país continua a ser tratado como um mercado de segunda categoria no que toca a funcionalidades inovadoras.

O novo jogo da FIFA vai ser lançado num lote restrito de 20 países onde a aplicação da Netflix para TV já suporta experiências de gaming. A lista inclui gigantes como os EUA, Reino Unido, França, Alemanha e, para aumentar a nossa frustração, os nossos vizinhos de Espanha e o Brasil. Portugal ficou oficialmente de fora.

A empresa norte-americana deixou a promessa de que estas experiências vão chegar a mais países “em breve”, mas a verdade é que, quando o Mundial começar, os gamers portugueses não vão poder tocar na bola através da app.

Como funciona este FIFA da Netflix?

A premissa do jogo é extremamente interessante e mostra o futuro do gaming casual nas smart TVs. O FIFA World Cup: Launch Edition vai permitir aos jogadores assumirem o controlo de qualquer uma das 48 equipas do torneio e disputar partidas em tempo real num dos 16 estádios oficiais da competição.

E o melhor de tudo é que não precisas de uma consola ou computador:

  • Abres a aplicação da Netflix na tua televisão.
  • Utilizas o teu smartphone para fazer o scan de um código QR que surge no ecrã.
  • O teu telemóvel transforma-se instantaneamente num comando sem fios para controlares o jogo na TV.

A Netflix explicou que esta versão é um "jogo aerodinâmico e intenso que evolui com o tempo", o que significa que vão continuar a chegar novidades e atualizações mesmo depois do campeão do mundo erguer a taça.

Como alternativa, podes jogar o novo modo The World's Game, que chegou esta semana ao EA Sports FC 26 e ao FC Mobile. O modo conta com Portugal e as outras 47 seleções que vão participar no Mundial de 2026, além de incluir estádios autênticos da competição.

O EA Sports FC 26 está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Nintendo Switch 2. O FC Mobile está disponível para Android e iOS.

Infelizmente, enquanto a bola rola nos ecrãs de meio mundo, os subscritores portugueses vão ter de se contentar em ver os jogos reais na televisão.

Promoção do dia

Hisense 50E8Q 50"
Hisense 50E8Q 50"Mini-LED, processador Hi-View AI, modo Jogo PRO 144 Hz, subwoofer integrado
399,00 €Amazon
619,00 €-36%
Rodrigo Vieira
Rodrigo Vieira
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, é redator na 4gnews com 10 anos de experiência em conteúdo online. Apaixonado por tecnologia e gaming, acompanha as novidades do setor e cria análises e guias para ajudar os leitores a fazer escolhas informadas. Nunca sai de casa sem o telemóvel, porque sem GPS dificilmente chega ao destino.