Apple disponibiliza quinta e última versão beta pública do iOS 16 para iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica norte-americana disponibilizou a quinta e última versão beta (de testes) para o seu iOS 16, a próxima iteração do sistema operativo para os smartphones Apple iPhone. Fá-lo nas vésperas da apresentação dos Apple iPhone 14 com chegada já confirmada a 7 de setembro de 2022.

Anunciado durante a última WWDC (2022), o iOS 16 está atualmente em desenvolvimento com várias versões de teste já entregues aos utilizadores inscritos no programa beta. Agora, naquela que será, muito provavelmente, a última versão de testes, a gigante de Cupertino lançou não só o iOS 16, mas também a versão equivalente para os tablets iPad, ou seja, o iPadOS 16.

iOS 16 disponível na última versão beta antes da chegada dos Apple iPhone 14

Apple iOS 16
As principais novidades estão reservadas para o ecrã de bloqueio.

A quinta versão beta do iOS 16 chega com um intervalo de uma semana face à quarta versão do software. Temos assim uma janela curta de duração para as versões de teste, antecipando o lançamento da versão estável a ocorrer, provavelmente, a 7 de setembro.

Entre as melhorias da 5.ª compilação beta temos um Ecrã de Bloqueio ou Lock Screen com suporte para mais personalização sob a forma de papéis de parede, widgets e opções para o relógio. Veja-se, acima, alguns dos exemplos da personalização para o wallpaper, para o relógio e para os widgets nesta secção.

A nova distribuição também permite definir vários ecrãs de bloqueio que podem ser configurados para figurar em determinados modos de Foco. Trata-se de um sério reforço de personalização para este quesito funcional do smartphone, interligado já às opções de concentração e menor distração para os Apple iPhone e iPad.

Temos também melhorias para o funcionamento de várias aplicações de mensagens e comunicações instantâneas. Em particular, a opção de "Editar uma mensagem" (durante os primeiros 15 minutos); "Desfazer envio", e "Marcar como não lida" para as suas Mensagens.

As novidades chegam também ao iPad, Apple Watch, TV e HomePod

iOS 16

Em simultâneo, a empresa de Cupertino está também a disponibilizar novas versões de teste (beta) públicas de iPadOS 16, watchOS 9, tvOS 16, e HomePod 16. Portanto, podem também testar as novidades no iPad, Apple Watch, TV e HomePod, respetivamente.

Os utilizadores interessados, que ainda não estejam inscritos no programa beta, podem fazê-lo na página dedicada. De igual modo, podem seguir o guia de instalação das versões beta, com informações passo a passo para uma correta instalação.

Cumpre advertir, contudo, que estas compilações de teste não são perfeitamente estáveis. São, aliás, propícias a bugs, pelo que não são ideais para um uso no quotidiano pelas razões aqui expostas.

Por fim, a agência Bloomberg informou recentemente que a Apple deu por terminado o iOS 16 internamente. No seu lugar, está a avançar para o desenvolvimento do iOS 16.1, a próxima versão desta plataforma.

Apple seeded iOS 16 beta 7, iPadOS 16 beta 7, watchOS 9 beta 7 and tvOS 16 beta 7 to developers on Tuesday. These come just over a week after the last versions, as Apple speeded up the beta process as some of these get closer to launch. 1/5 pic.twitter.com/xVLrfNnYaJ

— Cult of Mac (@cultofmac) 23 de agosto de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.