WhatsApp Communities chegam para transformar os grupos do WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de comunicações WhatsApp começou a disponibilizar uma nova caraterística digna de nota com o potencial para transformar esta plataforma. Com efeito, para os utilizadores da versão beta para Android está a chegar uma boa novidade. Em causa estão os WhatsApp Communities, um "grande upgrade para o WhatsApp" de acordo com o CEO da Meta, Mark Zuckerberg.

As WhatsApp Communities ou comunidades do WhatsApp são o próximo passo evolutivo para os grupos do WhatsApp. É uma das novidades mais esperadas para a app de mensagens, em desenvolvimento há mais de um ano. Agora, temos finalmente a oportunidade de testar as novidades a chegar tanto ao canal de testes (versão 2.22.19.3) como à versão estável (2.22.19.2).

WhatsApp Communities chegam finalmente à app de mensagens para Android e iOS

📝 WhatsApp beta for Android 2.22.19.3: what's new?WhatsApp is releasing the ability to create a community to some lucky beta testers!https://t.co/3iMAC3PET6

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 22 de agosto de 2022

O grupo Meta já havia dado a entender que esta funcionalidade existia e estava quase pronta. Fê-lo em abril último com as primeiras pistas a serem divulgadas pela própria empresa. Agora, contudo, chega às mãos e respetivos telefones de um grupo selecionado de utilizadores através da versão beta e do canal estável, em primeiro lugar para a app Android.

WhatsApp
Aspeto da implementação das "Comunidades" na app de mensagens. Crédito: WABetaInfo.

Tal como informa a publicação WABetaInfo, as WhatsApp Communities não transformam a app de mensagens numa rede social, mas deixa-nos comunicar com mais pessoas em segurança ao dotar os grupos de WhatsApp de novos recursos. Ou seja, temos um maior foco na comunicação dentro dos grupos nesta app, já disponível para alguns utilizadores no Brasil, por exemplo.

As novidades para a app de mensagens estão atualmente em distribuição

So I am so lucky, but it is not the function that I wanted to have, but well, do not be ungrateful pic.twitter.com/fkWt1JX39e

— Flavio César Moisés (@Cesarop234) 22 de agosto de 2022

Encaramos estas "comunidades" como uma extensão dos grupos de WhatsApp, mais próximos dos grupos de discussão que encontramos, por exemplo, no Facebook. Assim que esta novidade chegar também a Portugal, basta verificar a sua presença no menu superior, imediatamente antes da aba de "Conversas" e "Estados" no topo da aplicação.

Portanto, assim que receberem as novidades (deste lado, à data de redação deste artigo ainda não recebi na versão beta), terão um novo ícone e menu onde atualmente figura o ícone da câmara fotográfica. A partir daí poderão explorar as novas comunidades para esta app de comunicações instantâneas.

Os membros das Comunidades do WhatsApp poderão decidir juntar-se a sub-grupos, algo mais similar aos Canais do Telegram, com base nos respetivos interesses. É mais uma forma de interação e comunicação dentro desta plataforma, mantendo-se a encriptação de ponta a ponta, tanto para Android como para iOS.

Por fim, de momento esta nova secção encontra-se em fase de testes. Todavia, se for bem-aceite pelos utilizadores, a sua distribuição será global no espaço de algumas semanas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.