Apple confirma importante funcionalidade do iPadOS 16 para os iPad Pro mais antigos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Em junho passado, por ocasião da WWDC, a Apple apresentou o iPadOS 16. Trata-se da mais recente versão do sistema operativo a chegar aos iPad Pro e demais tablets da marca com a introdução do Stage Manager.

Esta é talvez a principal novidade deste sistema operativo e que dará nova vida ao multitasking nestes produtos. À data, a empresa afirmou que tal seria exclusivo dos modelos com processador M1, mas para felicidade dos seus utilizadores, a empresa mudou de ideias.

Stage Manager chegará ao iPad Pro de 3ª geração e acima

Esta reviravolta surge na última versão de teste do iPadOS 16 disponibilizada para os programadores. Aí, podemos observar a compatibilidade da funcionalidade Stage Manager também com os modelos do iPad Pro lançados em 2018 e 2020.

Stage Manager

Ambos os modelos foram apresentados com versões modificadas do processador A12 Bionic. Apesar do enorme potencial mostrado por estes componentes na altura, há um grande diferencial de desempenho entre estes e o mais recente M1.

Em declarações ao Engadget, um porta-voz da Apple confirmou a disponibilização do Stage Manager para modelos mais antigos do iPad Pro. "Os clientes com iPad Pro de 3ª e 4ª geração manifestaram grande interesse em poder experimentar o Stage Manager nos seus iPads. Em resposta, as nossas equipas trabalharam duro para encontrar uma maneira de fornecer uma versão com um ecrã para esses sistemas, com suporte para até quatro aplicações no ecrã do iPad de uma só vez."

Caso tenhas prestado atenção às declarações acima, notaste que existe uma diferença importante entre os modelos com processador M1 e os mais antigos. Em causa, estará a impossibilidade de utilizar um monitor externo nos últimos.

Para podres acoplar um monitor externo ao teu iPad e usufruir do Stage Manager, terás mesmo de ter um iPad Pro com M1. Apesar dos esforços dos engenheiros da Apple, tudo indica que não conseguiram encontrar poder suficientes nos A12X e A12Z para suportar esta opção.

O suporte para monitores externos é um dos principais entraves ao excelente desempenho do Stage Manager. As críticas ao seu comportamento multiplicam-se nas redes sociais e a Apple não está confortável com a sua disponibilização imediata.

Perante este cenário, nem o iPad Pro com M1 irá suportar monitores externos aquando da disponibilização do iPadOS 16. Tal será implementado mais tarde através de uma atualização de software.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.