Apple bloqueia cliente de email com funcionalidades baseadas no ChatGPT

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple volta a estar no meio de uma controvérsia após uma atualização dirigida ao cliente de BlueMail. Em causa está a mais recente atualização para a sua aplicação iOS que introduz um novo mecanismo de Inteligência Artificial baseado no ChatGPT.

Foi pela voz de Ben Volach, co-fundador do BlueMail, que esta decisão chegou ao domínio público. Em conversa com o Wall Street Journal, este avança que a Apple justificou a medida pela ausência da restrição ao uso da app a menores de 17 anos.

Apple preocupada com o conteúdo gerado pela IA do BlueMail

Foi ao órgão de comunicação social norte-americano que Volach revelou a posição da Apple face à nova atualização da app para iOS do BlueMail. Uma decisão que a tecnológica justificou com receios do conteúdo que esse mecanismo possa gerar.

App Store

"A sua aplicação inclui conteúdo gerado por IA, mas não parece incluir filtragem de conteúdo neste momento". Avançou ainda com os seus receios da geração de conteúdo adulto e, por isso, a app deveria estar catalogado como para apenas maiores de 17 anos.

Como se esperava, os responsáveis pelo BlueMail discordam da decisão tomada pela Apple. Para suportar a sua posição, invocam decisões anteriores da empresa norte-americana que deram aval a outras tecnologias também suportadas pelo ChatGPT.

Em resposta ao caso, a Apple afirma que está a estudar a reclamação submetida pelos responsáveis pelo BlueMail. Reforça ainda que todos os programadores podem sempre apelar às decisões da empresa através do seu Conselho de Revisão de App.

GEM AI é a tecnologia introduzida no BlueMail que despoletou a controvérsia

Os responsáveis pelo BlueMail introduziram recentemente um novo mecanismo de Inteligência Artificial na sua app ao qual chamaram GEM AI. Trata-se de uma solução apoiada na tecnologia ChatGPT que ajudará os utilizadores a escreverem os seus emails.

BlueMail

Esta terá como base de suporte todos os emails já presentes na caixa de correio dos utilizadores para apresentar sugestões para a redação de um novo email. Terá ainda em conta o conteúdo do email em causa para afinar as suas sugestões a cada caso.

O intuito da empresa com esta tecnologia é ajudar os seus clientes a escreverem melhor e de forma mais eficiente. No fundo, trata-se de uma ajuda à melhoria de comunicação dos utilizadores com os seus contactos.

O BlueMail está disponível para todas as plataformas, nomeadamente PC, Android e iOS. Contudo, os utilizadores da plataforma da Apple ainda não podem usufruir da tecnologia GEM AI devido ao litígio que damos a conhecer nesta peça.

É ainda importante relembrar que as relações entre a Apple e os responsáveis pelo BlueMail não é a melhor. O último, a par da Epic Games, é um dos membros fundadores do movimento que se opõe às regras que a Apple pratica na sua loja de aplicações, a App Store.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.