TikTok: há novas regras apertadas para a app na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social mais popular do momento implementará uma alteração drástica na Europa. Com efeito, a partir das próximas semanas, as contas de utilizadores com menos de 18 anos terão um limite automaticamente definido de utilização diária de 60 minutos. Por outras palavras, estarão limitados a 1 hora de uso da app por dia no TikTok.

Porém, caso este limite seja ultrapassado, será pedido um código de acesso para ser possível continuar a ver os vídeos. Desse modo, para prolongar o tempo de visualização será, portanto, necessária uma decisão ativa.

1 hora de acesso à aplicação TikTok por dia na Europa

TikTok

O TikTok implementa agora a plataforma de Acompanhamento Familiar. Aqui os encarregados de educação poderão definir o tempo de utilização em função do dia da semana.

Além disso, disponibilizamos ainda um painel de instrumentos que resume o tempo gasto na plataforma. Isto bem como a possibilidade de silenciar as notificações em intervalos de tempo específicos.

As contas de utilizadores com menos de 18 anos serão automaticamente limitadas a uma hora de utilização por dia. Esta é uma das funcionalidades para adolescentes, famílias e comunidade lançadas pelo TikTok.

Controlo ficará a cargo dos responsáveis

A plataforma de entretenimento acredita que as experiências digitais devem trazer alegria e desempenhar um papel positivo na forma como as pessoas se expressam, descobrem ideias e se conectam.

O TikTok melhora os nossos controlos de tempo no ecrã, fornecendo mais opções personalizadas, introduzindo novas configurações padrão para contas de adolescentes e expandindo o Acompanhamento Familiar com mais controlos parentais.

Mudanças para ajudar os adolescentes a gerir o seu tempo no TikTok

TikTok

Assim sendo, nas próximas semanas, cada conta pertencente a um utilizador com idade inferior a 18 anos terá automaticamente definido um limite de tempo diário de 60 minutos no ecrã.

A decisão do limite de tempo permitido para adolescentes teve em conta uma investigação académica recente e informações dos peritos do Digital Wellness Lab, do Hospital Infantil de Boston (EUA).

Nesse sentido, estudos mostram também que ter uma maior consciência da forma como passamos o nosso tempo pode ajudar-nos a ser mais intencionais nas decisões que tomamos.

Tempo limite diário de ecrã a definir pelo responsável

Com esta ferramenta, estamos também a incitar os adolescentes a definir um limite de tempo diário em frente ao ecrã. Podem também definir se pretendem desligar terminados os 60 minutos predefinidos ou passarem mais de 100 minutos no TikTok num só dia.

Todas as semanas enviaremos ainda uma notificação de resumo do tempo passado em frente ao ecrã a cada conta de adolescente. Estas funcionalidades fortalecem as robustas configurações de segurança já existentes para contas de adolescentes.

Por exemplo, para idades compreendidas entre os 13-15 anos as contas são privadas por defeito, permitindo aos adolescentes fazer escolhas informadas sobre o que pretendem partilhar, quando, e com quem.

As mensagens diretas só estão disponíveis para criadores com 16 ou mais anos e, para acolher um LIVE, os membros da comunidade devem ter pelo menos 18 anos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.